Boaz, uma história da providência e redenção de Deus


No livro de Rute, Boaz representa o ápice da providência de Deus na vida de duas viúvas. Em Boaz, Noemi e sua nora Rute encontraram um “parente redentor”. Boaz demonstra, talvez melhor do que qualquer outro no Antigo Testamento, como Deus, e a lei que ele estabeleceu, a esperança de um redentor que atende às necessidades de um parente.

Boaz atende à situação das mulheres com compaixão, generosidade e sem demora. Sua integridade prenuncia de maneira magnífica como Jesus Cristo redime todos os que creem em seu nome da escravidão do pecado e da morte.

O que podemos aprender da história de Boaz em nossos dias, quando os costumes são tão diferentes? Não importa a época em que vivamos, podemos nos maravilhar com a providência de Deus e a suficiência do Redentor que ele enviou.

Providência de Deus para redenção

Simplificando, a providência é a provisão de Deus nas circunstâncias de nossas vidas. É sua garantia de sua presença ativa e engajada em todos os assuntos da criação, especialmente aqueles que nos envolvem pessoalmente (Mt 6.25-34).


Na história de Rute, Boaz tem um papel importante na provisão de Deus para duas mulheres aparentemente sem esperança. Noemi e seu marido fugiram para Moabe para escapar da fome e lá seus filhos se casaram com mulheres moabitas. Então o desastre aconteceu. O marido de Noemi e seus dois filhos morreram, deixando Noemi e suas noras sem filhos e sem "proteção masculina" (Rt 1.2-5).


Incapaz de ver a providência de Deus, Noemi decidiu retornar a Israel e à sua terra e de seu marido. Uma das noras insistiu que iria com ela. Essa era Rute (Rt 16-16.


Deus posicionou Boaz para resgatar as mulheres de situações de miséria. Em seu caráter obediente e justo, Boaz não apenas atendeu aos requisitos da lei, "mas abraçou o espírito por trás dela".


Quando Rute veio catar respigas nos campos de Boaz ele pergunta aos seus trabalhadores “Escuta, de quem é aquela moça que ali está?” (Rt 2.5). Boaz garantiu que haveria mais do que as respigas normais da colheita (Rt 2.7).


Ele encorajou as moças de sua casa a mostrarem bondade a Rute e dissuadiu os rapazes de causar-lhe qualquer tipo de dificuldade (Rt 2.7,8,23).


Ele a mandou para casa, para Naomi, com mais do que ela esperava (Rt 2.19). Ele fez tudo isso antes de saber que era o parente redentor. Rute reconheceu a providência de Deus em Boaz e deu um passo à frente para recebê-la.


Quando, por ordem de Noemi, Rute revelou sua vontade de casar-se com ele, Boaz agiu rapidamente para determinar seu direito de fazê-lo.


A suficiência do Redentor


A redenção de Rute e Noemi por meio de Boaz foi a providência de Deus em ação e foi totalmente suficiente para suas necessidades. No entanto, não era imediatamente óbvio que Boaz seria o redentor em sua história, apesar de sua atitude nobre para com Rute. Na cultura hebraica, mesmo antes da lei mosaica codificar a prática, ficou entendido que se um homem morresse deixando uma viúva sem um filho (para ser seu herdeiro e sustentar sua mãe), o parente mais próximo do homem (geralmente um irmão) se casaria com a viúva para sustentar ela e produzir um herdeiro para seu parente falecido.


Quando Rute se aproximou de Boaz, ele revelou a ela que outro tinha precedência á frente dele de acordo com a lei (Rt 3.12).


Esperar para saber se seria Boaz ou outro homem que a redimiria e a Noemi, deve ter sido um momento de suspense agonizante para Rute. Afinal, nem sempre essas questões terminavam bem. Rute provavelmente ouviu a história de Tamar em Gênesis 38 (Rt 4.12).

Mas a provisão de Deus para Rute por meio de Boaz não falhou. O outro homem recusou-se a se apresentar como redentor quando percebeu que teria que se casar com Rute e, eventualmente, dividir sua propriedade entre dois herdeiros.


Boaz não hesitou. Ele se tornaria talvez o melhor exemplo bíblico de um redentor sem o próprio Jesus Cristo, o Redentor. Ele reconheceu sua responsabilidade e fez o que sabia ser certo. Depois de mostrar a grande consideração por ela enquanto colhia em seu campo, ele se casou com Rute, e assim providenciou para Noemi a redenção (Rt 4.13-22).


Rute e Boaz teriam um filho chamado Obede, que seria o avô do Rei Davi, o antepassado de Jesus ( Rt 4.18-22).

Como Naomi e Rute, todos nós precisamos de redenção. “Não há nenhum justo, nem um sequer” (Rm 3.10a). Assim como eles, precisamos de um redentor para nos resgatar de nossa escravidão ao pecado.

E conforme prefigurado por Boaz, Jesus deu um passo à frente para pagar nosso resgate e nos redimir da morte. Como Rute confiou na providência de Deus em Boaz, precisamos apenas crer que a morte e a ressurreição de Cristo nos lavou do pecado e nos deu a vida eterna (1 Jo 1.7; Jo 5.24).


E, como seus seguidores, podemos confiar em sua fidelidade e confiar em sua boa providência em nossa vida diária. Afinal, assim como Deus usou a fidelidade de Boaz para prover Rute e Noemi e redimi-las de sua miséria, ele também continua a usar você e eu para cumprir a sua vontade hoje.

1 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.