Mefibosete, de Lo-Debar à mesa do rei

A história de Mefibosete, um personagem da Bíblia, é um testemunho poderoso de superação. Sua jornada, narrada no livro de 2ª Samuel, capítulo 9, nos leva de um lugar chamado Lo-Debar, uma terra de agonia e esquecimento. Este artigo explora a vida de Mefibosete e os ensinamentos valiosos que podemos extrair de sua trajetória.


Mefibosete: uma vida abalada pela tragédia (2ª Samuel 9:6)

Mefibosete, cujo nome significa "exterminador de ídolos" ou "aquele que desonra os ídolos", era o filho de Jônatas e neto de Saul, uma família que ocupava uma posição privilegiada em Israel. No entanto, sua vida mudou drasticamente após a sangrenta batalha no monte Gilboa, onde seu avô Saul e seu pai Jônatas morreram, junto com muitos outros israelitas. Naquela época, Mefibosete era apenas uma criança, e sua ama, ao ouvir sobre a tragédia, o pegou para fugir.


Infelizmente, a fuga de Mefibosete foi marcada por um trágico acidente. Sua ama tropeçou e caiu, resultando no aleijamento de Mefibosete em ambos os pés. Este incidente o levou a um lugar chamado Lo-Debar, que, segundo pesquisas, revela-se como uma terra seca, onde a miséria, a fome, a solidão, e o sofrimento eram a a situação predominante. Somente mendigos e doentes habitavam nesse lugar desolado.


A realidade de Lo-Debar em nossas vidas

Mefibosete, em sua juventude, conheceu a riqueza e a prosperidade no palácio, mas quando enfrentou a adversidade da deficiência física, ele foi lançado em Lo-Debar, que significa "sem pasto" ou "sem pastagem". Isso nos lembra de uma realidade da vida: muitas vezes, as pessoas nos valorizam apenas quando temos algo a oferecer. Quando enfrentamos desafios, somos deixados à margem, esquecidos por aqueles que antes estavam ao nosso lado. No entanto, este é o momento em que Deus começa a escrever uma história de redenção em nossas vidas, e Lo-Debar também nos lembra do lugar onde somos escondidos e guardados, muitas vezes em preparação para algo maior, e até mesmo para escaparmos com vida.


A reviravolta de Mefibosete (2ª Samuel 9:7-8)

A história de Mefibosete toma um rumo surpreendente quando o rei Davi assume o trono de Israel. Em um ato notável de misericórdia, Davi decide procurar alguém da casa de Saul a quem ele possa abençoar em honra de sua amizade com Jônatas. Ao ser informado sobre a existência de Mefibosete, um homem coxo, Davi não hesita em buscá-lo de Lo-Debar.


Esta parte da história nos ensina uma lição preciosa: enquanto passamos por provações e lutas, Deus nunca nos esquece. Ele continua a mencionar nossos nomes na sala do trono, preparando um lugar de honra para nós. Deus conhece nosso valor, mesmo quando o mundo nos relega à obscuridade.


Lo-Debar nunca mais: uma promessa de redenção

Assim como aconteceu com Mefibosete, Deus também opera em nossas vidas. Se você está enfrentando dificuldades, lutas ou situações desafiadoras, saiba que o seu tempo de Lo-Debar está chegando ao fim. Deus tem uma promessa de redenção para cada um de nós, independentemente de nossas circunstâncias atuais.


Lembre-se de que Lo-Debar, a 'terra sem pastor', não é o destino final. Deus tem preparado um lugar de honra à mesa para você. Assim como Davi restaurou a dignidade de Mefibosete, Deus está pronto para restaurar a sua vida e te chamar para compartilhar a mesa do banquete celestial.


Conclusão

A história de Mefibosete é uma narrativa inspiradora de superação, misericórdia e restauração. Ela nos lembra de que, independentemente das dificuldades que enfrentamos, Deus nunca nos esquece. Assim como Mefibosete, podemos sair de nossa própria versão de Lo-Debar e ser convidados a a nos assentar na mesa da graça de Deus.

16 Comentários

  1. Amém, eu creio. A palavra de Deus traz esperança para nosso coração. Eu recebo esta boa nova para minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Aleluia vive o Senhor para sempre amém

    ResponderExcluir
  3. Glória Deus!
    Até parece que lo-Debar é aqui no Brasil com toda essa desigualdade socal.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus eu creio.
    Lo-Debar nunca mais.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus eu creio.
    Lo-Debar nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LoDebar é o lugar onde lembramos de Deus e da sua misericórdia ,
      Todos deveriam passar por LoDebar

      Excluir
  6. Li esta postagem por que meu irmão falou de Mefibosete e eu poderia procurar na Bíblia mas resolvi ir no google mesmo (mais fácil rs, rs,rs o que não aconselho) e me reparo com essa explanação. Estounum momento super difícil da minha vida e do meu casamento, mas essa postagem me deu ânimo para continuar e acreditar mais em Deus ainda. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Amém! Senti um grande desejo de ler esse texto e o Senhor falou profundamente.obg!

    ResponderExcluir
  8. Amém! Senti um grande desejo de ler esse texto e o Senhor falou profundamente.obg!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  10. Uns dias atrás acordei com a palabra "Lodebar" ecoando em minha mente! Nem sabia se era algo bíblico ou não, mas fui correndo procurar e achei vários sites (e este) explicando sobre a cidade Lodebar. Eu não poderia deixar de agradecer por ter escrito isso tudo e colocado aqui! Deus te usou e me trouxe até aqui. Que Ele te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Bem! O texto é bem complexo e temos que ter cuidado na aplicação das palavras! E se der para retificar, não foi em 1samuel 9, mas 2 Samuel 9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez tenha sido um erro de digitação, pois no início ele menciona 2° Samuel. Paz de Cristo.

      Excluir

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.