Quem foi Azenate?
A Bíblia diz que Azenate era filha de um homem chamado Potífera. Esse homem era sacerdote na cidade de Om. A cidade de Om no antigo Egito era um centro do "culto solar". Inclusive, o nome Potífera é uma homenagem ao deus Rá do Egito.
Então fica claro que Azenate cresceu num ambiente pagão sob forte influência da religião egípcia. Até mesmo o significado do seu nome fazia referência a divindade egípcia da guerra e da caça, a deusa Neith.
Azenate e José:
O texto bíblico informa que Azenate foi dada por Faraó como esposa a José. Isso aconteceu após José ter revelado, sob o poder de Deus, a interpretação dos sonhos de Faraó. Nesse contexto, Faraó colocou José como governador sobre todo o Egito, lhe deu um nome egípcio e uma esposa de alta posição social.
Durante os sete anos de fartura no Egito, a Bíblia diz que Azenate deu à luz aos dois filhos de José. O primeiro filho foi chamado de Manassés, e o segundo recebeu o nome Efraim. Na sequência da história bíblica, os dois filhos de Azenate com José deram origem a tribos em Israel.
Da mesma forma como Azenate aparece na Bíblia sem muitos detalhes, ela também desaparece sem qualquer informação sobre o que lhe teria acontecido.
A Bíblia não explica se Azenate abandonou sua antiga religião e adotou o culto ao Deus de Israel. Também não há nenhum detalhe na Bíblia sobre como foi a morte de Azenate.
Antigas lendas judaicas tentam trazer um pouco mais de informação sobre a vida de Azenate e o seu casamento com José. Existe até um livro apócrifo escrito com esse propósito intitulado José e Azenate. Mas nenhuma dessas lendas possui qualquer confiabilidade.
Muito bom!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.