Jeoacaz, o décimo primeiro rei a reinar sobre o reino do norte de Israel

O nome de Joacaz ou Jeoacaz significa “Deus segurou” e ele é filho de Jeú . O rei Jeoaz governou Israel por 17 anos (2 Reis 13.1). Ele aparece na linha do tempo da Bíblia em aproximadamente 868 a.C. Durante seu reinado, o povo de Israel estava sendo oprimido por Hazael , o rei da Síria. Deus permitiu que esse cativeiro acontecesse porque Jeoacaz havia endossado a idolatria e o poste-ídolo dedicado a Aserá (Azera) permaneceu de pé em Samaria (2 Reis 13.6). 


A Bíblia também diz que o rei Jeoacaz fez o que era mau aos olhos do Senhor. Ele seguiu as mesmas práticas pecaminosas do rei Jeroboão I, que fez pecar a Israel através da idolatria que corrompeu e religião israelita ao instituir uma espécie de culto apóstata em Betel (2 Reis 13.2). Jeroboão iniciou esta prática de culto como um meio de controlar o povo de Israel. No início de seu reinado, Jeroboão percebeu que se o povo pudesse adorar a Deus no templo em Judá, eles provavelmente reuniriam o reino. Então ele criou o culto do bezerro de ouro para manter o povo dividido em relação a Deus (1 Reis 12.25-33). Esta prática foi usada repetidamente pelos reis que o seguiram. Deus constantemente julgou esses reis por causa desse pecado.


Os novos reis não perceberam que Deus os estava julgando por permitir que a prática do culto do bezerro de ouro florescesse, ou eles não se importavam com o que Deus sentia sobre o que eles estavam fazendo. Muitos governantes da Judéia também permitiram que esse culto continuasse para que pudessem manter seu poder também. 


Então, quando o rei Hazael da Síria oprimiu severamente os israelitas, ele foi autorizado a fazê-lo porque Deus o estava usando para trazer juízo ao seu povo (2 Reis 13.3,22). 


A certa altura, a opressão tornou-se tão severa que o rei Jeoacaz teve que recorrer ao auxílio do Senhor para o povo e para si mesmo. Deus enviou ao povo de Israel um libertador sem nome, capaz de libertar o povo das garras do rei da Síria. Uma vez que o povo estava livre, eles voltaram para os pecados. Isso é uma reminiscência de como as pessoas se comportavam durante o tempo dos juízes. Quando Deus enviou libertadores para libertar as pessoas e voltaram a fazer as mesmas coisas que trouxeram o julgamento de Deus sobre elas na primeira vez. 


Ben-Hadade de Aram era filho de Hazael, e Deus permitiu que ele continuasse a perseguir os israelitas porque eles continuavam a pecar. O rei Jeoacaz havia travado batalhas contra esse rei, mas suas forças foram significativamente reduzidas em tamanho. Ele lutou tanto e perdeu tantas batalhas que, no final de seu reinado, ele tinha apenas 50 tropas de cavalaria, 10 carruagens e 10.000 soldados de infantaria. O rei da Síria destruiu o restante (2 Reis 13.4-7). 


Jeoacaz morre seu filho reina em seu lugar

Por fim, Jeoacaz morreu, e seu filho Jeoás reinou em seu lugar como o próximo rei de Israel. Jeoás reinou em Samaria durante 16 anos. Contudo, foi também um mau rei. Fez o que era mau aos olhos do Senhor, e da mesma forma seguiu os maus caminhos de Jeroboão que levara Israel a pecar (2 Reis 13.10,11). 

Postar um Comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem