Isbosete, um rei que perdeu a coragem

"Ouvindo, pois, o filho de Saul, que Abner morrera em Hebrom, as mãos se lhe afrouxaram; e todo o Israel pasmou". 2 Samuel 4:1


Isbosete provavelmente nunca planejou ser rei. Seu irmão mais velho Jônatas foi a escolha óbvia para substituir seu pai, o rei Saul. Então, no mesmo dia, Saul, Jônatas e dois outros irmãos foram mortos em batalha. A ausência de Isbosete da batalha pode ter sido por medo de lutar ou liderar.


Assim como seu pai, Saul, Isbosete foi um rei hesitante e ineficaz. Ele foi colocado no trono por Abner, o comandante do exército de Saul. Embora Isbosete fosse um filho sobrevivente do rei, ele devia sua posição a Abner. No entanto, Isbosete, cujo reinado durou apenas dois anos, também temia o poder de Abner. Quando Abner foi morto, Isbosete deve ter percebido a fraqueza de sua posição. O rei logo foi assassinado por dois de seus próprios oficiais.


Isbosete confundiu uma oportunidade com uma responsabilidade. Como ele, muitas vezes somos compelidos a preencher uma necessidade, independentemente de sua incompatibilidade com nossos talentose pontos fortes. Quando Abner ofereceu o trono a Isbosete, ele poderia ter recusado, sabendo que não era adequado para o cargo. Ele certamente não pediu o conselho de Deus. Mesmo quando a porta diante de nós parece escancarada, seria sábio orar antes de entrar.


LER

O curto reinado de Is-Bosete é registrado em 2 Samuel 2:8-4:13.

Postar um Comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem