Abimeleque, o cruel filho bastardo de Gideão

Abimeleque era filho de Gideão, juiz de Israel, e sua concubina (Juízes 8:31). Ele procurou governar Siquém matando todos os outros filhos de Gideão, que foram todos mortos, exceto seu irmão mais novo, Jotão. Abimeleque então se tornou o rei de Siquém, governando por três anos antes que uma conspiração surgisse contra ele. Ele comandou pela força, assassinou sua oposição e liderou de tal maneira que até mesmo seus súditos tentaram derrubá-lo (Juízes 9:7-11).

Uma guerra civil estourou, levando a uma batalha em uma cidade chamada Tebes, onde Abimeleque cercou os líderes da cidade em uma torre e se aproximou com a intenção de queimá-la. 


No entanto, uma mulher na torre heroicamente deixou cair uma grande pedra na cabeça de Abimeleque e rachou seu crânio. Perto da morte, ele gritou para um camarada para esfaqueá-lo, pois ser morto por uma mulher era considerado vergonhoso na época. Este foi um fim apropriado para o regime malévolo de Abimeleque e o mal que ele havia cometido contra seus próprios irmãos e povo. Em contraste com a liderança positiva de seu pai, Abimeleque se concentrou em seu próprio ganho pessoal, prejudicando muitos no processo (Juízes 9:50-54).  

Postar um Comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem