Daniel, Fiel na Babilônia Perversa

Daniel era um jovem da nobreza judaica levado cativo por Nabucodonosor no terceiro ano de Jeoaquim. Ele foi treinado na corte do rei e depois elevado a um alto posto nos reinos da Babilônia e da Pérsia.


Daniel, o profeta, era apenas um adolescente quando apresentado no início do livro de Daniel e depois um homem velho no final do livro, mas nunca desistiu de sua fé.

Daniel significa“o Senhor é meu juiz” ou“Deus é meu juiz” em hebraico; no entanto, os babilônios que o capturaram de Judá queriam eliminar qualquer identificação com seu passado, então o renomearam Beltessazar, que significa "que [deus] proteja sua vida".


Na Babilônia, Daniel foi treinado na corte do rei para servir. Ele rapidamente estabeleceu uma reputação de inteligência e de fidelidade absoluta ao seu Deus.


No início de seu programa de retreinamento, eles queriam que ele comesse da iguaria e o vinho do rei, mas Daniel e seus amigos hebreus, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, preferiram vegetais e água. No final de um período de teste, eles eram mais saudáveis ​​do que os outros e podiam continuar com sua dieta judaica.


Foi então que Deus deu a Daniel a capacidade de interpretar visões e sonhos. Em pouco tempo, Daniel interpretou o sonho do rei Nabucodonosor.


Visto que Daniel possuía a sabedoria concedida por Deus e era consciencioso em seu trabalho, ele não apenas prosperou durante os reinados de sucessivos governantes, mas o rei Dario planejou colocá-lo no comando de todo o reino. Os outros conselheiros ficaram com inveja e conspiraram contra Daniel e conseguiram que ele fosse jogado na cova dos leões famintos:


"E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus" (Daniel 6:20,23).


As profecias do livro de Daniel humilham os reis pagãos arrogantes e exaltam a soberania de Deus. O próprio Daniel é considerado um modelo de fé porque, aconteça o que acontecer, ele manteve os olhos firmemente fixos em Deus.


Realizações de Daniel

Daniel tornou-se um habilidoso administrador do governo, destacando-se em todas as tarefas que lhe foram atribuídas. Sua carreira na corte durou quase 70 anos.


Daniel foi antes de tudo um servo de Deus, um profeta que deu o exemplo ao povo de Deus sobre como viver uma vida santa. Ele sobreviveu à cova dos leões por causa de sua fé em Deus. Daniel também previu o futuro triunfo do reino messiânico (Daniel 7-12).


Pontos fortes de Daniel

Daniel tinha a capacidade de interpretar sonhos e visões.


Daniel adaptou-se bem ao ambiente estrangeiro daqueles que o exilou, conservando seus próprios valores e integridade. Por ser justo e honesto em tudo que fazia, ele ganhou o respeito dos reis.


Lições de vida de Daniel

Muitas influências ímpias nos tentam em nossa vida diária. Somos constantemente pressionados a ceder aos valores da cultura em que estamos inseridos. Daniel nos ensina que, por meio da oração e da obediência às sagradas escrituras, podemos permanecer fiéis à vontade de Deus.

Pergunta para Reflexão

Daniel se recusou a transigir em suas convicções. Ele evitou a tentação fixando seus olhos em Deus. Manter seu relacionamento forte com Deus por meio da oração era uma prioridade na rotina diária de Daniel. O que você está fazendo para permanecer firme na fé para que, quando chegarem os tempos de crise, sua confiança em Deus não vacile?


Versículos-chave no livro de Daniel

Daniel 5:12

"Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento, e entendimento, interpretando sonhos e explicando enigmas, e resolvendo dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação".


Daniel 6:22

“O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões". (NVI)


Daniel 12:13

“Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias".

Postar um Comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem