
Quem foi Rute na Bíblia?
Rute foi uma moabita que viveu no período dos juízes, sendo a personagem principal do livro do Antigo Testamento que leva seu nome. O significado do nome "Rute" é discutido entre os estudiosos, com uma possibilidade sendo que o hebraico rut derive de re’ut, significando algo como "companhia feminina".
Rute se casou com dois fazendeiros judeus. Primeiro com Malom (Rt 4:10) e, após ficar viúva, casou-se com Boaz. Malom era o filho primogênito de Elimeleque e Noemi (Rt 1:2; 4:3), e Boaz era um parente de Elimeleque (Rt 4:3).
A Bíblia revela que os filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas, apesar da proibição de relacionamentos entre judeus e moabitas (Dt 23:3,4). Elimeleque e sua família, israelitas vindos de Judá, mudaram-se para Moabe durante um período de fome.
Rute e Noemi
Após a morte de Elimeleque e seus dois filhos, Noemi decidiu retornar à sua terra natal e liberou suas noras para voltarem ao seu povo. Orfa, a cunhada de Rute, aceitou a proposta e deixou Noemi. Rute, entretanto, demonstrou um profundo amor por Noemi, afirmando que não a deixaria e somente a morte poderia separá-las (Rt 1:17).
A decisão de Rute implicava na troca de sua nacionalidade e religião, adotando o Deus de Noemi (Rt 1:16; cf. 2:12,13). Este compromisso é refletido no versículo mais conhecido do livro de Rute: “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1:16).
Rute e Boaz
Ao chegarem em Belém, Rute aproveitou a época da colheita para sustentar-se e a sua sogra. Ela foi respigar nos campos de Boaz, um parente rico de seu falecido sogro. Boaz, impressionado pela dedicação de Rute, lhe concedeu privilégios especiais durante a colheita.
Posteriormente, Noemi instruiu Rute a buscar Boaz para que ele se tornasse seu parente remidor, o que ele aceitou. No entanto, havia um parente mais próximo que deveria declinar de seu direito. Quando isso aconteceu, Boaz tomou Rute como esposa e seguiram o costume do casamento levirato, permitindo que Boaz comprasse a propriedade de Elimeleque e se casasse com Rute.
Boaz casou-se com Rute e tiveram um filho, Obede, que veio a ser o avô do rei Davi. Rute é uma das cinco mulheres mencionadas na genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus (1:5), junto com Tamar, Raabe, Bate-Seba e Maria.
Uma observação sobre a origem de Rute
Rute era moabita, o que significa que ela era descendente de Moabe, filho de Ló com sua filha mais velha. Este relato é encontrado em Gênesis 19:30-38. Após a destruição de Sodoma e Gomorra, Ló e suas filhas se refugiaram em uma caverna. Temendo que não houvesse homens disponíveis para dar continuidade à linhagem de sua família, as filhas de Ló embebedaram seu pai e tiveram relações com ele, resultando no nascimento de Moabe, o antepassado dos moabitas, e Ben-Ami, o antepassado dos amonitas.
Relação entre Israel e Moabe
Embora os moabitas fossem parentes dos israelitas, a relação entre os dois povos era marcada por hostilidade. No livro de Números, Balac, rei de Moabe, contratou o profeta Balaão para amaldiçoar Israel (Nm 22-24), mas Deus transformou as maldições em bênçãos. Além disso, os moabitas seduziram os israelitas a praticar idolatria e imoralidade (Nm 25:1-3), resultando em severa punição divina para Israel.
Deuteronômio 23:3-6 proibiu a entrada de amonitas e moabitas na congregação do Senhor até a décima geração, devido à inimizade demonstrada e à tentativa de Balaão de amaldiçoar Israel. Assim, a hostilidade e o preconceito contra os moabitas eram profundos.
Contexto do Livro de Rute
Durante o tempo dos juízes, houve uma severa fome em Israel. Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, deixaram Belém de Judá e foram morar em Moabe (Rt 1:1-2). Essa decisão foi controversa, pois implicava viver entre um povo historicamente hostil e pagão.
Casamentos Interculturais
A Bíblia relata que os filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas, Rute e Orfa (Rt 1:4). Isso era contrário aos costumes e leis israelitas que desencorajavam casamentos com povos pagãos, para evitar a idolatria (Dt 7:3-4). No entanto, após a morte de Elimeleque e seus filhos, Noemi decidiu retornar a Belém, e Rute insistiu em acompanhá-la, declarando seu compromisso com o Deus de Israel e com Noemi (Rt 1:16-17).Genealogia de Jesus
Rute, uma gentia, foi incluída na linhagem do Messias, demonstrando a soberania de Deus em seus planos. Sua história ressalta o plano de salvação de Deus para todas as pessoas, independentemente de nacionalidade, cor ou condição social.
Impacto Teológico
Rute, uma moabita, sendo integrada ao povo de Israel, representa a inclusão dos gentios no plano de Deus. Essa inclusão se manifesta poderosamente na genealogia de Jesus (Mt 1:5). O compromisso de Rute com Noemi e com o Deus de Israel contrasta com o comportamento idólatra dos moabitas, destacando a conversão genuína e a lealdade a Deus.
Conclusão
A história de Rute revela a inclusão divina e o amor de Deus, superando barreiras culturais e sociais. Rute, uma moabita, foi usada por Deus para fazer parte da linhagem de Jesus, o Salvador do mundo.
Moloque era um deus dos amonitas, não dos moabitas (1Rs 11.7).
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