Rute, a moabita: a estrangeira que se tornou filha

A história de Rute é amplamente conhecida entre os cristãos, especialmente devido à sua relação com Noemi, sua sogra, e seu casamento com Boaz. Este casamento resultou no fato incrível de uma gentia tornar-se ancestral do rei Davi e ser mencionada na genealogia do próprio Messias. Neste estudo bíblico, exploraremos quem foi Rute na Bíblia.

Quem foi Rute na Bíblia?

Rute foi uma moabita que viveu no período dos juízes, sendo a personagem principal do livro do Antigo Testamento que leva seu nome. O significado do nome "Rute" é discutido entre os estudiosos, com uma possibilidade sendo que o hebraico rut derive de re’ut, significando algo como "companhia feminina".

Rute se casou com dois fazendeiros judeus. Primeiro com Malom (Rt 4:10) e, após ficar viúva, casou-se com Boaz. Malom era o filho primogênito de Elimeleque e Noemi (Rt 1:2; 4:3), e Boaz era um parente de Elimeleque (Rt 4:3).

A Bíblia revela que os filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas, apesar da proibição de relacionamentos entre judeus e moabitas (Dt 23:3,4). Elimeleque e sua família, israelitas vindos de Judá, mudaram-se para Moabe durante um período de fome.

Rute e Noemi

Após a morte de Elimeleque e seus dois filhos, Noemi decidiu retornar à sua terra natal e liberou suas noras para voltarem ao seu povo. Orfa, a cunhada de Rute, aceitou a proposta e deixou Noemi. Rute, entretanto, demonstrou um profundo amor por Noemi, afirmando que não a deixaria e somente a morte poderia separá-las (Rt 1:17).

A decisão de Rute implicava na troca de sua nacionalidade e religião, adotando o Deus de Noemi (Rt 1:16; cf. 2:12,13). Este compromisso é refletido no versículo mais conhecido do livro de Rute: “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1:16).

 Rute e Boaz

Ao chegarem em Belém, Rute aproveitou a época da colheita para sustentar-se e a sua sogra. Ela foi respigar nos campos de Boaz, um parente rico de seu falecido sogro. Boaz, impressionado pela dedicação de Rute, lhe concedeu privilégios especiais durante a colheita.

Posteriormente, Noemi instruiu Rute a buscar Boaz para que ele se tornasse seu parente remidor, o que ele aceitou. No entanto, havia um parente mais próximo que deveria declinar de seu direito. Quando isso aconteceu, Boaz tomou Rute como esposa e seguiram o costume do casamento levirato, permitindo que Boaz comprasse a propriedade de Elimeleque e se casasse com Rute.

Boaz casou-se com Rute e tiveram um filho, Obede, que veio a ser o avô do rei Davi. Rute é uma das cinco mulheres mencionadas na genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus (1:5), junto com Tamar, Raabe, Bate-Seba e Maria.

Uma observação sobre a origem de Rute

Rute era moabita, o que significa que ela era descendente de Moabe, filho de Ló com sua filha mais velha. Este relato é encontrado em Gênesis 19:30-38. Após a destruição de Sodoma e Gomorra, Ló e suas filhas se refugiaram em uma caverna. Temendo que não houvesse homens disponíveis para dar continuidade à linhagem de sua família, as filhas de Ló embebedaram seu pai e tiveram relações com ele, resultando no nascimento de Moabe, o antepassado dos moabitas, e Ben-Ami, o antepassado dos amonitas.

Relação entre Israel e Moabe

Embora os moabitas fossem parentes dos israelitas, a relação entre os dois povos era marcada por hostilidade. No livro de Números, Balac, rei de Moabe, contratou o profeta Balaão para amaldiçoar Israel (Nm 22-24), mas Deus transformou as maldições em bênçãos. Além disso, os moabitas seduziram os israelitas a praticar idolatria e imoralidade (Nm 25:1-3), resultando em severa punição divina para Israel.

Deuteronômio 23:3-6 proibiu a entrada de amonitas e moabitas na congregação do Senhor até a décima geração, devido à inimizade demonstrada e à tentativa de Balaão de amaldiçoar Israel. Assim, a hostilidade e o preconceito contra os moabitas eram profundos.

Contexto do Livro de Rute

Durante o tempo dos juízes, houve uma severa fome em Israel. Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, deixaram Belém de Judá e foram morar em Moabe (Rt 1:1-2). Essa decisão foi controversa, pois implicava viver entre um povo historicamente hostil e pagão.

Casamentos Interculturais

A Bíblia relata que os filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas, Rute e Orfa (Rt 1:4). Isso era contrário aos costumes e leis israelitas que desencorajavam casamentos com povos pagãos, para evitar a idolatria (Dt 7:3-4). No entanto, após a morte de Elimeleque e seus filhos, Noemi decidiu retornar a Belém, e Rute insistiu em acompanhá-la, declarando seu compromisso com o Deus de Israel e com Noemi (Rt 1:16-17).Genealogia de Jesus

Rute, uma gentia, foi incluída na linhagem do Messias, demonstrando a soberania de Deus em seus planos. Sua história ressalta o plano de salvação de Deus para todas as pessoas, independentemente de nacionalidade, cor ou condição social.

Impacto Teológico

Rute, uma moabita, sendo integrada ao povo de Israel, representa a inclusão dos gentios no plano de Deus. Essa inclusão se manifesta poderosamente na genealogia de Jesus (Mt 1:5). O compromisso de Rute com Noemi e com o Deus de Israel contrasta com o comportamento idólatra dos moabitas, destacando a conversão genuína e a lealdade a Deus.

Conclusão

A história de Rute revela a inclusão divina e o amor de Deus, superando barreiras culturais e sociais. Rute, uma moabita, foi usada por Deus para fazer parte da linhagem de Jesus, o Salvador do mundo.

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