Calebe, o Valente de Deus

Calebe foi um homem fiel a Deus que encontramos no Antigo Testamento que brilha como um farol através do tempo para impactar nossas vidas até hoje. Sua fé, amor a Deus e coragem são um exemplo para todos nós ao seguirmos. 

Há muito que podemos aprender com Sua vida e fé sincera em Deus. 


Quem foi Calebe? E por que ele era diferente?

Deus instrui Moisés a enviar alguns homens para espiar Canaã, a terra que Ele prometeu dar a Israel, e trazer um relatório. Moisés deveria escolher um homem de cada tribo e Calebe foi escolhido para representar a tribo de Judá. Ele obviamente tinha habilidades de liderança e seu caráter se destacava. Mas o que mais havia de diferente em Calebe?  


Fatos interessantes sobre Calebe na Bíblia

  • Quem foi Calebe? O primeiro fato, talvez surpreendente, é que ele não era um israelita nativo.
  • Em segundo lugar, embora ele não fosse um israelita nativo, ele foi reconhecido como um líder na tribo de Judá.
  • Calebe era um quenezeu – que eram descendentes de Quenaz, um edomita da linhagem de Esaú. Os quenezeus são listados como habitantes de Canaã na aliança que Deus fez com Abrão. Eles eram uma tribo nativa de Canaã que se aliou a Israel.
  • Calebe foi elogiado por Deus por sua fé.
  • Ele foi um dos dois únicos israelitas adultos, com mais de vinte anos, que deixaram o Egito e viveram a entrar na terra prometida.
  • Calebe esperou quarenta e cinco anos para receber o cumprimento da promessa.
  • Sua fé e força não fracassaram naquele tempo!
  • Ele lançou um desafio de batalha, o homem que pudesse capturar uma cidade ganharia a mão de sua filha em casamento.
  • Calebe era um homem generoso. Ele deu a sua filha Acsa uma herança na terra. E quando ela pediu mais, ele deu a ela o dobro.

Calebe, filho de Jefoné, ou um gentio dos quenezeus?

O Antigo Testamento menciona Calebe várias vezes. Ele é mencionado pela primeira vez junto com Josué como um dos dois espiões que trouxeram um relatório positivo sobre a Terra Prometida durante o fracasso de Israel em Cades-Barnéia (Números 13–14). 

Esse relato frequentemente se refere a ele como “Calebe, filho de Jefoné” (Nm 13:6; 14:6, 30, 38). Relatos posteriores referem-se a ele por sua extensa genealogia, “Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu” (Nm 32:12; Js 14:6, 14). Três vezes as Escrituras o mencionam em conexão com o antigo juiz “Otoniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Calebe” (Juízes 1:13; 3:9; veja também Josué 15:17).

No livro de Gênesis, descobrimos que Quenaz era neto de Esaú e, portanto, não fazia parte diretamente de uma das tribos de Jacó (ver Gênesis 36:11, 15). de Jacó ou parte da comunidade israelita por nascimento.

As escrituras também dizem que Calebe e Otoniel faziam parte da tribo de Judá (Números 13:6), e eles receberam a posse de sua herança (Josué 15:13). Portanto, podemos concluir razoavelmente que em algum momento Calebe ou seu pai teriam sido prosélitos para Israel — gentios que depositaram fé no Deus de Jacó e se submeteram a Seus mandamentos. O Senhor teve o prazer de usar Calebe e Otoniel para fornecer uma liderança vitoriosa para o povo de Israel.

O que tornou Calebe diferente?

Vendo as possibilidades

Quando os doze espias cumpriram sua missão de explorar a terra, voltaram com alguns de seus produtos. Moisés e Arão reuniram a comunidade israelita para ouvir seu relatório. O grupo de espiões declarou que a terra era boa e frutífera, mas as pessoas que viviam lá eram poderosas e viviam em grandes cidades fortificadas. Um relatório verídico. Mas então eles começaram a se concentrar nas circunstâncias e não nas possibilidades (Números 13.17, 25-29).

Calebe tentou silenciar seus medos declarando que eles deveriam subir e tomar a terra 'pois certamente podemos fazer isso'. Ele acreditava de todo o coração nas promessas de Deus ((Números 13.30). Mas, em vez de serem inspirados por sua confiança piedosa, começaram a exagerar as dificuldades e infamaram a terra. A terra devora os que nela vivem. As pessoas que viviam lá eram descendentes de Anaque, famosos por sua altura. Aos olhos dos israelitas, eles eram 'gigantes'. Sentiram-se pequenos como gafanhotos, caíram na armadilha da comparação (Números 13.32-33).

Nós certamente podemos fazê-lo

Calebe estava comprometido com Deus e disposto a colocar sua fé em ação. Infelizmente, ele estava em minoria e a mensagem derrotista dos outros espias, colocou medo no povo. O medo de seus inimigos em potencial tornou-se maior do que sua confiança em Deus (Números 14.1).

Isso acabou levando o povo de Israel a vagar no deserto por quarenta anos. Eles haviam tratado as promessas de Deus com desprezo. Aqueles que deixaram o Egito, que viram os milagres de Deus, não entrariam na terra prometida por causa de sua incredulidade.

Com exceção de Josué e Calebe.

"Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança" Números 14:24.


 Seguir a Deus de todo o coração

Quarenta e cinco anos depois….

Depois de mais de 40 anos vagando pelo deserto, a campanha para entrar e reivindicar a terra prometida havia começado. Finalmente chegou a hora de Calebe receber o que havia sido prometido a ele. Enquanto a terra a oeste do Jordão estava sendo distribuída entre as tribos, ele se aproximou do líder Josué. Na presença do povo, Calebe relembrou a promessa do Senhor quarenta e cinco anos antes. Ele trouxe de volta um bom relatório sobre a terra de acordo com suas convicções. Por ter seguido o Senhor de todo o coração, Deus lhe prometeu uma herança dentro da terra, na área que ele havia explorado.

Calebe expressou sua gratidão a Deus que o manteve vivo no deserto, enquanto seus contemporâneos morreram. Ele fez uma declaração notável de que ainda tinha força para entrar e lutar pela terra aos 85 anos quanto aos 40! E ele não pediu uma tarefa fácil, mas reivindicou o terreno mais intimidador, a região montanhosa. A terra dos Enaquins, aqueles que foram descritos como 'gigantes' vivendo em grandes e fortificadas cidades.

"Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse". Josué 14:12

Calebe ousou ser diferente e ir em direção oposta da maioria. Ele acreditava sinceramente na fidelidade de Deus para cumprir o que havia prometido. Sua fé foi recompensada e ele foi abençoado por Deus com uma herança na terra prometida.


Cinco Qualidades de uma pessoa que se destaca

1. Fé 


A fé é uma confiança em quem e no que estamos baseando nossas esperanças. Acreditando e conhecendo a bondade de Deus em nossas vidas como uma realidade, e colocando em prática o que sabemos. É possível ser teologicamente correto, mas viver como um ateu. A fé, a menos que seja acompanhada de ação, é morta – nossas ações seguem nossas convicções.

Calebe trouxe um bom relatório 'de acordo com suas convicções'. Ele baseou seu relatório na convicção de que Deus era capaz de cumprir Sua promessa.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem". Hebreus 11:1


2. Visão


A visão divina nos permite focar nas possibilidades de Deus em vez das restrições que vemos diante de nós. Acreditar que Deus é muito maior do que quaisquer problemas que possamos enfrentar. E viver no conhecimento do amor de Deus – que Ele é fiel para cumprir Suas promessas em Seu tempo perfeito.


Aos 85 anos, Calebe sabia que a batalha era real e seria dura, mas ele acreditava que Deus cumpriria o que havia prometido.


"Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará". Habacuque 2:3


3. Motivação


Nossa motivação para prosseguir flui de nossa visão e expectativa em Deus e em Sua fidelidade para conosco. Nós fazemos o possível e Deus faz o impossível. Se estamos perdendo nossa motivação, precisamos refrescar nossa visão. Olhar para cima e descansar um pouco com o Senhor. Ao erguermos nossos olhos para Ele, nossa perspectiva muda.

Calebe teve a motivação para continuar, quando aqueles ao seu redor estavam caindo no deserto. Ele tinha uma promessa pessoal de Deus. Nas Escrituras, há uma palavra para cada um de nós se apegar durante uma temporada difícil. Deus é fiel.


"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu". Hebreus 10:23


4. Perseverança


A perseverança não vem em tempos de bonança. É desenvolvida quando reconhecemos o poder salvador e protetor de Deus em tempos de crise e provação. Se desenvolve à medida que crescemos em nossa experiência da fidelidade de Deus durante o tempo e a estação em que vivemos.

Calebe experimentou as provações da jornada que todo o Israel experimentou, falta de água, hostilidade das tribos vizinhas, cobras venenosas, praga, só para citar alguns! Ele viu a morte de Arão e Moisés e toda a sua geração. Ele não podia evitar ou escapar da jornada, em vez disso, ele reconheceu a fidelidade de Deus em mantê-lo seguro durante tudo isso.

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma". Tiago 1:2-4


4. Compromisso


Compromisso é definido como uma promessa ou compromisso formal com algo em que você acredita. Nós acreditamos em Deus – o que até os demônios acreditam – mas aqueles que estão comprometidos com Deus estão comprometidos com Seu reino, Sua causa e os caminhos de Seu reino. O comprometimento se revela em nossas ações. As palavras sozinhas podem ser fáceis, mas o compromisso exige que cumpramos as nossas palavras com nossas ações. Quando estamos comprometidos com Deus, nosso comportamento muda, não vivemos mais para agradar a nós mesmos, mas procuramos servir e agradar Àquele que nos ama e nos chamou segundo o seu propósito.

Com comprometimento, momentos decisivos virão – um momento para escolher. Seguimos nosso próprio caminho, ou mesmo que tenha um tenha um custo, escolhemos seguir os caminhos de Deus?

Calebe foi sincero em seu amor e obediência a Deus, um herói da fé e uma testemunha para todos nós, para amar o Senhor Deus de todo o coração!

"Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças". Deuteronômio 6:5


5. Oração


As orações são motivadas pelas promessas de Deus, e as promessas de Deus guiam e encorajam nossas orações.

Uma oração pedindo força para ser servir melhor, para acreditar de todo o coração no poder de Deus para cumprir o que Ele prometeu.


Senhor, fortalece-nos, rogamos, para que Cristo habite em nossos corações pela fé. E oramos para que compreendamos quão amplo, longo, alto e profundo é o amor de Cristo. E que conheceremos e experimentaremos Seu amor em toda a sua plenitude e serviremos a Ti de todo o coração. Amém!


18 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

  1. Confiar em Deus e ter fé é a chave de tudo.
    A paz esteja convosco irmãos.

    ResponderExcluir
  2. É que estamos acostumados a andar por vista e não por fé, talvez pela vasta oferta de emprego, cartão de crédito e outros. Esquecemos inclusive que para agradar ao Senhor temos que caminhar pela fé, acreditar naquilo que para nós é impossível como foi também impossível aqueles homens herdar a terra. Bom é o gosto da vitória depois de passar o mar, deserto e gigantes, que Deus em Cristo vos abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo,mas faltou as referencias bíblicas
    Fiquem na paz...

    ResponderExcluir
  4. Gosto de ler ,estudar o povo de Deus, vejo q não mudamos muito em relação a este povo irmão.Temos porem uma grande vantagem:vimos o Cristo e sua cruz e sabemos q a nossa cruz é leve e se torna suave quando nos conduzimos lado a lado com Jesus.Deus seja por nós seus filhos.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de ler ,estudar o povo de Deus, vejo q não mudamos muito em relação a este povo irmão.Temos porem uma grande vantagem:vimos o Cristo e sua cruz e sabemos q a nossa cruz é leve e se torna suave quando nos conduzimos lado a lado com Jesus.Deus seja por nós seus filhos.

    ResponderExcluir
  6. meu nome e calebe por que meu pai e minha mãe sonharam que calebe era um homemde muita fé e muito corajoso e acabaram colocando o meu nome de calebe

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz meus Amados!
    Uma Linda História, nos mostra, trazendo para o dia de Hoje, somos muitas vezes desanimados por pessoas que estão ao nosso lado, porém vamos ver que Calebe não obedeceu ao que o Homem exigia, mais sim a voz do Senhor, que possamos independente da situação, obedecer a voz do Senhor, pois onde ele nos mandar, ele estará conosco. Que Deus os Abençoe. Sou novo na Fé, estou começando agora e cada dia aprendo mais com essas Histórias de superação.

    ResponderExcluir
  8. Calebe verdadeiramente era um homem de Deus corajoso...

    ResponderExcluir
  9. A fe e o umico me,io para chegarmos terra pometida a mansao celestial.
    mauricio Armando.

    ResponderExcluir
  10. A fe e o unico meio pelo qual podemos chegar a terra prometida, a mansao celestial.

    ResponderExcluir
  11. A fe e o unico meio pelo qual podemos chegar a terra prometida, a mansao celestial.

    ResponderExcluir
  12. A fe e o umico me,io para chegarmos terra pometida a mansao celestial.
    mauricio Armando.

    ResponderExcluir
  13. Caleve esse cara foi simplesmente algo surreal.. Foi um exemplo de obediência e fé em Deus...

    ResponderExcluir
  14. Caleve esse cara foi simplesmente algo surreal.. Foi um exemplo de obediência e fé em Deus...

    ResponderExcluir
  15. Calebe perseverou na promessa de
    Deus
    é entrou nela Deus é fiel.

    ResponderExcluir
  16. Esse relato da história de Israel e muito apropriado para acrescentar a fé em nosso corações de servos e edificar nossos ouvintes quando pregamos a Santa palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  17. .Muito bom este artigo Parabens!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem