Sansão, a força e a fraqueza de um herói

A Bíblia contém descrições de muitas pessoas com personalidades variadas. Existem pessoas que evocam emoções exclusivamente positivas (Samuel, Daniel), ou extremamente negativas (Jezabel, Judas Iscariotes). Mas existem aqueles que causam sentimentos confusos e é difícil fazer uma avaliação inequívoca. Um desses personagens bíblicos é Sansão.

Sua história está registrada em Juízes 13 a 16. Estes foram os tempos sobre os quais, como você se sabe, é dito: “ Naqueles dias Israel não tinha rei; cada um fazia o que achava justo.” E a história da vida de Sansão é uma boa ilustração dessas palavras.


Toda a sua vida, desde o nascimento até a morte trágica, foi incomum. Anjos prenunciaram seu nascimento, dando a seus pais instruções detalhadas sobre sua educação. Sansão seria um nazireu, o que significava que ele deveria dedicar toda a sua vida ao serviço de Deus. Ele não tinha permissão para beber vinho ou cortar o cabelo. Ele era proibido de tocar em qualquer cadáver. E ele recebeu um propósito claro - para o qual nasceu: "ele salvar Israel das mãos dos filisteus" (Jz 13:5).


Para cumprir esse propósito, Deus o dotou de grande força. Sansão tinha tanta força que todos os inimigos de Deus o temiam, tremiam diante dele. Quando ele aparecia, os filisteus fugiram, porque ele poderia destruir milhares de inimigos com a mandíbula de um jumento. Quando um leão apareceu em seu caminho, ele poderia despedaçá-lo como um cordeiro. 


Quando os portões da cidade foram fechados na frente dele, ele poderia quebrá-los com batentes.


Porém, com tão poderosa capacitação do Senhor, Sansão vivia como se fosse escravo. Ele estava bem ciente de seu destino, mas não tinha forças para dizer "não" aos seus desejos carnais.


A primeira dessas situações foi seu desejo de se casar com uma mulher filisteia, e começou a pedir a seu pai que levasse essa mulher para ser sua esposa.

"Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher". Juízes 14:2


Era um desejo estranho para um nazireu. Casar-se com uma mulher de um povo que adorava ídolos - isso era inaceitável para qualquer judeu, e um nazireu geralmente deveria mostrar pureza especial em sua vida.


Sansão foi com seu pai e sua mãe para Timnata, onde morava a mulher (Juízes 14.2). Logo eles viram que um jovem leão estava indo rugindo em sua direção. Sansão matou o leão com as próprias mãos. Aqui, pela primeira vez, se manifestou a força física de Sansão, que mais tarde ele usou com frequência. Sansão se encontrou com a escolhida e ela começou a gostar ainda mais dele.

''E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela". Juízes 16:1


Ao ler sua biografia, fica-se com a impressão de que Sansão é o herói de um filme de ação americano, e não o nazireu (consagrado) de Deus. Ele caminhou e se divertiu com as mulheres - Ele não entrou na presenção de Deus em oração. Ele entrou para está com uma prostituta. E depois disso ele foi e julgou o povo. A Bíblia diz que ele foi juiz em Israel por 20 anos.


É importante entender o que significa "juiz de Israel". A era dos juízes foi um período conturbado após a morte de Josué, caracterizado por conflitos intertribais. Os juízes eram figuras de liderança entre os israelenses. Os juízes comandavam o povo e também desempenhavam funções legais. O poder dos juízes baseava-se no poder de tomar decisões sábias, na coragem ou na força.


Voltemos à história de Sansão. Então, vejamos como outra mulher aparece na vida dele, que se tornou "fatal" para ele.

“Depois amou certa mulher que vivia no vale de Soreque; o nome dela é Dalila". Juízes 16:4


Dalila vivia no vale de Soreque. Sansão a amava. Os filisteus, sabendo dos sentimentos de Sansão, decidiram subornar Dalila para que ela descobrisse o segredo da força física de Sansão. Estudiosos modernos calcularam que Dalila recebeu 5.500 siclos de prata (62.7kg) por sua traição.


Sansão revelou a Dalila o segredo de sua força, e ela estava no cabelo de Sansão.

"Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria" Juízes 16:17.


Dalila cortou o cabelo de Sansão adormecido e o entregou nas mãos dos filisteus, que o amarraram com correntes de cobre, cegaram seus olhos e o levaram para Gaza, para a casa dos prisioneiros. Logo muitos filisteus se reuniram para sacrificar Sansão ao seu deus Dagon. Enquanto isso, o cabelo na cabeça de Sansão começou a crescer, e ele moveu os dois pilares que sustentavam toda a casa, e derrubou a casa sobre os filisteus, matando assim mais filisteus do que em 20 anos de seu julgamento. Sansão também foi enterrado sob os escombros. Eles o enterraram ao lado de seu pai.


O que a história bíblica de Sansão ensina?

Muitos acreditam que a história de Sansão e Dalila, se resume a uma história de traição, porém, essa é uma opinião errônea. O motivo da traição é de fato muito frequente na Bíblia. Pode-se, por exemplo, recordar a traição de Judas Iscariotes, a história de José e seus irmãos, etc. Mas, embora esse motivo possa ser perceptível ma história de Sansão e Dalila, não é o principal aqui.


Uma das lições mais importantes que podemos aprender com a história bíblica de Sansão e Dalila é aprender a controlar nossas emoções e não deixar que elas nos controlem. O desejo de vingança e um sentimento de raiva é o que realmente matou Sansão.


Sansão morreu porque deixou que suas emoções governassem seu comportamento. Ele matou os filisteus por raiva e vingança. Não temos o direito de matar ou ferir porque não podemos controlar nossa raiva. A justiça deve estar nas mãos de Deus. Sansão lutou contra os filisteus por vinte anos. Ele matou muitos e causou muita destruição. Ele estava com raiva, e a raiva o distraiu do plano de Deus para ele. A missão que Deus lhe confiou tornou-se sua batalha pessoal, ele já lutava por si mesmo, seguindo sua própria raiva, suas paixões. A vingança tornou-se uma força poderosa e consumidora no coração de Sansão e mudou o rumo de sua vida.


A cegueira de Sansão descrita na Bíblia nada mais é do que uma descrição simbólica de sua cegueira espiritual. Não está claro em que ponto Sansão deixou de seguir o caminho do Senhor, e seguiu o caminho de sua própria vingança, usando a força que o Senhor lhe deu.


Por que Dalila traiu Sansão?


Muitos estudantes da Bíblia se perguntam por que Dalila traiu tão facilmente o homem que a amava? Na verdade o motivo é o mesmo. Tanto Dalila, como Sansão, eram obcecados pelo desejo de vingança. Claro, Dalila sabia sobre Sansão e suas ações, entre as quais havia muitas imparciais. Então, como sabemos pela Bíblia, Sansão queimou sua primeira esposa viva, matou muitos filisteus, era conhecido por suas conexões promíscuas e se gabar. Levando tudo isso em conta, pode-se entender por que o ato de Dalila não parece ilógico.


Dalila também foi motivada pela vingança, assim como Sansão. Ela odiava os israelitas tanto quanto Sansão odiava os filisteus.


Quando nos sentimos mal ou feridos, queremos que aqueles que nos ofenderam também fiquem ofendidos. Tal posição apenas à primeira vista parece justa. O desejo de vingança é o sentimento que não deveria ter lugar em nossos corações. Os caminhos de Deus são mais elevados do que os nossos, e não devemos questioná-los.


A história de Sansão e Dalila nos lembra da importância de ter um coração puro e seguir o caminho de Deus.

23 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

  1. Mas seu pai e sua mãe não sabim que isto vinha do Senhor; pois procurava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel. Juizes 13:4
    E que mais direi ainda? Certamente me faltará o tempo necessário para me referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão....Hebreus 11:32

    ResponderExcluir
  2. sabia sim! A bíblia nos revela que o pai e a mãe de sanção ainda ofereceram holocausto a anjo que subiu na fumaça e eles creram que aquele anjo era do senhor e antes disso o pai de sanção fica preocupado como criaria o filho e pede instruções ao anjo, porem a única coisa que me traz duvida nesse texto a parte que diz que sanção tomou bebida forte em momento nem um na bíblia isso é encontrado são especulação de pregador porem o texto a cima esta ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza faltou vigilância em SANÇÃO, pois colocou o olhar humano e masculino na frente do olhar espiritual, como homem fez como DAVI que olhou para BATE-SEBA, cobiçou, desejou, levou e pecou, no ato do pecado perdeu a comunhão com DEUS e a consequência do pecado na vida de DAVI foi desastrosa como na vida de SANÇÃO e de quem quer viver no pecado. Lm 3:39

    ResponderExcluir
  4. A mãe dele poderia ter cancelado o nazireado dele se ele tivesse dito aos pais que tocou em animal morto,porem ele não disse nada

    ResponderExcluir
  5. ESTE ESTUDO É MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Um abençoado estudo, estarei aplicando ele na igreja onde congrego no culto dos jovens.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  7. SANSAO HOMEM Q ERA DE DEUS CHEIO DO ESPIRITO SANTO,MAS NAO VIGIOU QUANDO ESTAVA EM PÉ!!!

    ResponderExcluir
  8. Deus simplesmente poderia fazer com que Sansão enxergar-se, mas não. Isto foi a conseqüência do pecado. O venho dizer desta história é que o pecado tem conseqüência, e forte... Mas por por outro lado Deus nos dar sempre uma nova chance, no nosso meio... Porque Sansão mesmo cego, derrotou todos os inimigo de Deus... Isso é uma lição na vida de muitos...

    ResponderExcluir
  9. perdeu sua vista para ganhar a visão de Deus.

    ResponderExcluir
  10. mas uma vez o homem usa seu livre arbitrio p fazer o q acha melhor, e assim sai completamente da vontade de DEUS e colhe as consequencias,lição forte.

    ResponderExcluir
  11. mas uma vez o homem usa seu livre arbitrio p fazer o q acha melhor, e assim sai completamente da vontade de DEUS e colhe as consequencias,lição forte.

    ResponderExcluir
  12. Achei muito bom o estudo e tremendo onde tudo desanda por causa de uma desobediencia displicente. Ele passa no local e como jovem , movido por sua vontade para para tirar mel da carcaça do leão, quebrando assim sua aliança com Deus. De uma forma tão distraida comprometeu todo sua missão. Assim muitas vezes somos nós, de forma sorrateira o pecado se apresenta e nem notamos o que está em jogo. Uma aliança de fidelidade, um testemunho santo, e perdemos a oportunidade de glorificar ao Senhor.
    Estejamos alerta as ciladas que nos aparecem, pode parecer doce, mas vai nos tirar do proposito e se tornar amargo.

    ResponderExcluir
  13. Se os olhos espirituais não estiverem abertos para enxergar a aparência do mal todo o corpo sofrerá as consequências ..

    ResponderExcluir
  14. O que nos chama atenção é que Sansão era escolhido e separado pelo Senhor para fazer a vontade de Deus...mas em nenhum momento nós lemos que Sansão orou, jejuou ou ofereceu sacrificios para o Senhor, ele andava em sua própria visão, e Deus sendo fiel usava ele pela misericórdia por que foi o proprio Senhor que fez o voto com os pais de Sansão. Acontece com muitos irmãos hoje em dia, faz o que quer não pergunta a Deus, acha que esta fazendo muito e anda na propria visão. Se sujeitam a tudo menos a Deus.

    ResponderExcluir
  15. Se você quer viver em SANTIDADE existe duas coisas que você precisar aprender e praticar:
    1⏩ Resista o diabo. Tiago: 4.7
    2⏩ Dos desejos da carne você foge. 1Coríntios: 6.18

    ResponderExcluir
  16. O pessoal diz q a força dele não estava no cabelo, PORÉM os espírito de Deus já havia se afastado dele há muito tempo devido a sua constante desobediência, cometendo atos piores dp q deoxarsei cabelo ser cortado.
    Mas mesmo antes de cortarem seu cabelo ele ainda era forte até o último isntante.
    Agora por ventura Deus concorda com tudo q eelfez de errado e irria retirar a força dele devido a um simples corte de cabelo QUE NEM FOI ELE que cortou?!
    Ou o voto do nazireu se restromgia apenas ao cabelo?!
    Quando ele descumpriu tudo e ainda mentiu sobre o segredo pra Dalila, por ventura o Espirito de Deus ainda estava nele?
    Claro q não.
    Mas ele ainda esteve forte e se libertou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem