Quem não conhece a história de Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher? Mas temos tanta certeza de que realmente os conhecemos? Vamos relembrar a história de todas as histórias juntos.
Adão:"Adam, homem" e Eva: "Mãe dos viventes", são os pais de toda a humanidade. A história deles nos é contada desde crianças e é ao mesmo tempo linda e assustadora porque fala do amor imensurável de Deus que escolheu criar essas duas criaturas, a coroa da Criação, para dar a elas o paraíso (Gênesis 2.8). Mas também fala do pecado original e como o primeiro homem e a primeira mulher falharam com seu criador e mereceram ser expulsos de seu paraíso.
Mas a história de Adão e Eva contém significados muito mais profundos que certamente merecem um exame mais detalhado. Precisamos apenas lembrar que reconhecer sua existência significa que toda a humanidade descende do mesmo casal e, portanto, somos todos uma grande família. Um pensamento não insignificante, especialmente em tempos em que o amor, a fraternidade e a misericórdia são constantemente questionados.
Portanto, vale a pena deter-nos um pouco sobre esta história antiga e fascinante, os significados que ela esconde. Conceitos como o pecado original e o fruto do pecado têm regido a vida de inúmeros homens e mulheres ao longo dos milênios, e ainda hoje convivemos com o legado dessa culpa, desse "câncer" que depravou toda a humanidade e que só o sacrifício de Jesus na cruz pode restaurar o homem caído.
A Criação de Adão e Eva
A verdadeira história de Adão e Eva é contada na Bíblia, mais especificamente no livro de Gênesis. Este livro descreve os dias da criação, quando Deus quis criar o mundo como o conhecemos e tudo o que nele há. Em cinco dias ele criou o céu, a terra, a luz, as estrelas, todos os peixes, pássaros e animais. No sexto dia, ele decidiu criar o homem. "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." (Gênesis 1:26-28).
O Jardim do Éden
A localização exata do Jardim do Éden é impossível de saber com certeza. A Bíblia revela que um rio saía do jardim e se dividia em quatro braços. Os quatro ramos são: Tigre, Eufrates, Pisom e Giom. No mundo de hoje, os rios Tigre e Eufrates fluem do Golfo Pérsico no Iraque, Síria e Turquia. Os outros dois ramos, Pishon e Giom, são um mistério. A maioria dos estudiosos acredita que o Jardim do Éden estava localizado em algum lugar perto do Golfo Pérsico. Nenhum vestígio jamais foi encontrado, alguns acreditam que ele desapareceu quando o homem foi expulso, outros acreditam que foi arrasado no grande dilúvio de Noé.
Jesus fez menção do Jardim do Éden e ensinou que Adão e Eva eram duas pessoas literais que existiram na história. O Apóstolo Paulo também mencionou o Jardim do Éden e ensinava que a serpente enganou a mulher e não o homem.
Adão e Eva: o fruto e a serpente
O fruto proibido, que supostamente tornou Adão e Eva "iguais" a Deus, dando-lhes o conhecimento do bem e do mal, não é apenas um conto de fadas infantil. Pelo contrário, é a base de nossa fé. O resultado do pecado original foi a queda, a quebra da aliança tácita entre o homem e Deus, cujos efeitos foram sentidos por toda a humanidade por milhares de anos. Todos os males do homem têm sua origem neste único ato de desobediência. Antes disso, o homem era perfeito, imune a doenças, imortal e feliz. Este ato nasce do desejo do homem de poder decidir por si mesmo o que é bom e o que é mau, em vez de confiar na infinita sabedoria e amor de Deus.
É interessante como as palavras da serpente tentadora são suficientes para despertar na mulher o germe da dúvida, a convicção de que o mandamento de Deus de não comer do fruto da árvore era injusto. Acima de tudo, é instigante que a promessa da serpente, dizendo a Eva que, comendo do fruto, ela e Adão obteriam o conhecimento do bem e do mal e se tornariam como Deus na prática, seja tão irresistível.
Adão e Eva banidos do paraíso
Depois de colher e provar o fruto, a primeira e única coisa que Adão e Eva percebem é sua própria nudez. A vergonha é a primeira emoção negativa experimentada pelo primeiro homem e pela primeira mulher imediatamente após a queda.
Quando Deus descobre a desobediência deles, convoca os três culpados, que tentam se exonerar culpando-se mutuamente. O castigo de Deus atinge a todos, primeiro a serpente que é amaldiçoada, depois a mulher, Eva que é condenada aos sofrimentos do parto e à sujeição ao homem, e finalmente Adão que é condenado a morrer com labuta e suor para obter fruto da terra, que até então tinha sido abundantemente disponível para ele. Finalmente, e este é certamente o pior mal que resulta deste ato impensado, Deus condena o homem e a mulher, e com eles toda a sua descendência, à morte física, enquanto antes eles eram imortais. Após milhares de anos, a vinda de Jesus Cristo traz a esperança da reconciliação. Em Jesus, os filhos de Adão conhecem a possibilidade da salvação.
Quem eram os filhos de Adão e Eva?
Depois de serem banidos do Jardim do Éden, Adão e Eva tiveram vários filhos, supostamente entre 14 e 140 anos. No entanto, os únicos três mencionados na Bíblia são Caim, Abel e Sete.
Após a morte de Abel, Caim, seu assassino, casou-se com sua irmã, com quem teve um filho, Enoque. Sete também se casou com sua irmã, que deu à luz Enos, de cuja descendência viriam Noé e seus filhos.
Os descendentes de Caim, por outro lado, tornaram-se pastores nômades e aprenderam a arte da metalurgia, mas eram caracterizados pela violência e pela poligamia."
Depois de quanto tempo o Adao foi criado ??
ResponderExcluirEu nao vi na Biblia precisamente a data
pois nao acredito que foi depois do 7 dia
acho que depois de muito tempo Deus fez ele e depois de muito tempo fez a Eva
e o depois de qto tempo ele acabou cedendo as vontades da Eva e comeu a fruta que era proibido comer??
O tempo na Biblia é muito complicada
A palavra fala HELENA que 1 dia são 1000anos para Deus e 1000anos são 1Dia, e fala também que aquilo que ah nós não e revelado não nos convêm.
ResponderExcluirEu acho q já tinha o certo e o errado, eles preferiram o errado. É hoje em dia estamos pagando pelo erro eles. É isto,que do bem é do bem, que do mal é do, sem meio ter.Eu graças a Deus,estou do lado bem.
ResponderExcluirPostar um comentário
Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.