
"E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida. E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico. E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou. E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor". Atos 9:32-35
O Apóstolo Pedro recebeu de Jesus a grande comissão, de ir até os confins da terra, pregando o evangelho. Ele não se restringiu apenas a Jerusalém. O versículo 32 diz que Pedro viajava por toda a parte anunciando a palavra. Agora ele vai até Lida, para visitar “os santos que estavam em Lida”. Lida era próximo de Jope, porto de Israel, ficava 50 Km distante de Jerusalém. De lá Jonas saiu para fugir de Deus.
A igreja em lida foi resultado da dispersão dos crentes por causa da perseguição em Jerusalém. Pedro viu a expansão da igreja e decidiu visitar os irmãos. Em Lida ele encontra o irmão Enéias, que era paralítico e que vivia acamado (doente) há 08 anos. Ele já era paralítico e tinha passado seus últimos 08 anos doente em cima de uma cama.
O nome Enéias, no grego, significa: “louvor”. Parece até uma ironia o seu nome. Será que Enéias tinha motivo para louvar a Deus?
Talvez já estava cheio de feridas por estar na cama há oito anos. Paralítico, não tinha como se locomover. O seu quarto já cheirava mal.
Além disso, ser deficiente físico naquela época era algo extremamente difícil. Os recursos eram ainda mais escassos e havia a idéia de que o deficiente era assim por causa de problemas espirituais, o que gerava preconceitos das pessoas ao seu redor.
O que lemos aqui é que, mesmo sendo “crente”, tendo um nome tão significativo, Enéias na verdade estava vivendo uma grande crise em sua vida. Enéias sabia que caminhava para a morte.
Talvez ele estivesse sendo motivo de zombaria: como pode um homem com esse nome, viver nesta situação? Enéias vivia em uma situação deplorável. Sua cama vivia desarrumada (v. 34). Isso poder indicar que ele não tinha ninguém para ajudá-lo. Quantas pessoas estão vivendo nesta mesma situação? Jogadas em cima de uma cama e estão morrendo aos poucos. Essa cama representa ausência de liberdade causada por algum problema. Quantas pessoas estão paralisadas, apriosionadas, sem esperança e sem ânimo para louvar a Deus. Em algumas traduções aparece o termo “jazer”, jazendo se refere aos mortos.
O inimigo quer te colocar em uma cama e te matar (Jo 10.10) mas ele não vai conseguir por que o Senhor vai te dar o livramento. Talvez, assim como o salmista nos fala no salmo 6.6, você tem chorado tanto que a sua cama vive encharcada de lágrimas. Mas Deus tem uma palavra para a tua vida, que se encontra em Jó 8.21. Ele vai restituir a alegria e o louvor nos teus lábios.
"Mas, quanto a você, ele encherá de riso a sua boca e de brados de alegria os seus lábios". Jó 8.21.
I- Jesus Cristo te cura
Enéias, oito anos sofrendo, quantas orações, quantas expectativas frustradas, quantas noites sem dormir achando que nunca seria restaurado. Um belo dia, o enfermo Enéias escuta: “Enéias, Jesus Cristo te cura!”. Imagine como essa frase encheu o coração de Enéias. Meus amados é certo que vivemos um tempo de muitas batalhas, lutas, dores, mas não podemos nos esquecer desta palavra: “Jesus Cristo te cura!”, e não só isso, ele liberta, salva e restaura sua família, seu casamento, seu ministério.
Eu creio no poder que há no nome de Jesus, eu creio que Ele continua operando na vida daqueles que crêem. No processo da restauração, eu não posso me esquecer do poder de Jesus. Eu tenho certeza que Enéias nunca mais esqueceu daquela palavra, naquele dia ele experimentou do poder do Senhor!
As pessoas poderiam dizer: "não tem mais solução para Enéias", mas há um homem de Deus, com uma palavra de Deus em sua casa. Não importa o que disseram, mas a palavra de Deus para sua vida é: “Jesus Cristo te cura!”
Seja fiel ao Senhor apesar das circunstancias, eu creio que aquele dia; o dia da restauração vai chegar em sua vida, sua família, seu trabalho e ministério. Creia!
II – Levanta-te
A ordem de Pedro se dada a mim, não me incomodaria em nada, mas a Enéias, um paralítico, poderia até soar como uma afronta. Para Enéias, levantar-se significava romper limites. Há oito anos Enéias não se levantava. No processo do milagre encontramos a necessidade de estarmos dispostos a romper nossas limitações. Pense agora no que te limita: medo, timidez, preguiça, acomodação, traumas, falta de visão, palavras malditas, etc. para alcançarmos o milagre seremos convidados a romper com estas e outras coisas.
A condição para Enéias levantar-se vinha do poder de Deus, Ele restauraria o perfeito funcionamento do corpo de Enéias, mas a atitude de levantar-se era de Enéias. Existem muitas pessoas agindo de forma a que os outros tenham pena deles. Deus nunca terá pena de você! Por dois motivos:
- Porque Ele sabe que você tem capacidade pois foi Ele quem concedeu essa capacidade.
- Porque Ele sabe que aquilo que eu não posso, Ele pode, eu crer e buscar! Então não fique parado, faça sua parte, levante-se, rompa!
III- Arruma a tua cama
Eu não sei você, mas eu, depois de oito anos no estado de Enéias, recebendo a cura, a última coisa que eu pensaria seria arrumar o leito. Só que o leito era o símbolo da dor, da angustia, do terror na vida desse homem. Muitos de nós nos achegamos, recebemos milagres, bênçãos, vitórias, mas nos esquecemos de arrumar nossos “leitos”, nossas vidas.
Glória a Deus pelo milagre, mas o leito da dor precisa ser arrumado, glória a Deus pelo milagre, mas o leito da mentira, da fofoca, da falsidade, do adultério, da prostituição, da rebeldia, da desobediência, da frieza espiritual, o leito de uma vida longe de Deus precisam ser arrumados.
Qual o resultado do processo do milagre? Depois de 08 anos, Enéias foi curado imediatamente. Ele podia dizer, com alegria: - eu era paralítico, agora não sou mais. Era enfermo, agora estou curado. Agora posso tomar banho sozinho. Agora posso louvar a Deus.
Agora posso dizer: As pessoas comentando: mas você não era o Enéias desenganado dos médicos, quase a morto? Sim, eu era, mas quando eu ouvi o nome de Jesus, esse nome me deu saúde, queimou minhas feridas e me libertou.
Mas ainda não acabou. O verso 35 nos mostra que o milagre na vida de Enéias provocou muitas conversões. O testemunho dele trouxe salvação para duas cidades. A Bíblia nos diz em Atos 4.12.
Muitas vezes ouço pessoas dizendo que não sabem "levar ninguém a Jesus", então aprenda com Enéias, ele não disse uma palavra, apenas viveu o Evangelho, foi curado, creu, obedeceu, testemunhou e muitas pessoas creram em Jesus.
Te convido a crer no poder do nome Jesus que te cura, salva, liberta... Te convido a romper seus limites, te convido a arrumar o teu leito e viver o milagre de Deus. E você será um testemunho vivo do poder de Deus.
Glória ao Deus de Israel
ResponderExcluirPostar um comentário
Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.