
Isse relato é encontrado em 2 Coríntios 12.7 quando Paulo diz: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”. Os versículos anteriores nos dizem que 14 anos antes (provavelmente quando eles apedrejaram Paulo em Listra e o arrastaram para fora da cidade acreditando que ele estava morto (At 14.19-20 ). Paulo havia sido arrebatado ao terceiro céu ou paraíso, e ouvia coisas que ele nem sequer tinha permissão para discutir. A fim de evitar que Paulo se orgulhasse dessas revelações, ele recebeu esse “espinho”. Paulo pediu ao Senhor para removê-lo três vezes, e o Senhor respondeu: "A minha graça é te basta" ( 2 Co 12.8-9).
Não podemos saber ao certo o que era esse “espinho”, mas sabemos que a palavra grega usada para “espinho” era “ skolops ”, que significa pedaço pontiagudo de madeira, estaca, paliçada, estaca afiada ou farpa - em um sentido mais abrangente também pode significar "aborrecimento ou deficiência corporal” (Strong). Acredito que essa deficiência física (“corporal”) era um problema nos olhos. Por quê?
#1. (Gl 4.13-15) - "E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne; E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, ARRANCARÍEIS OS VOSSOS OLHOS, E MOS DARÍEIS". (grifo meu)
#2. Paulo aparentemente tinha outros escrevendo para ele às vezes, assinando o final da carta com sua própria mão para mostrar que ele havia ditado (1Co 16.21; 2Ts 3.17; Cl 4:18), e quando ele escreveu, ele usou letras grandes (Gl 6:11).
#3. ( Atos 23:1-5) - O Sumo Sacerdote deu uma bofetada em Paulo enquanto ele falava, e Paulo o condenou por ordenar isso. Quando Paulo foi informado de que ele havia falado contra o Sumo Sacerdote, ele se desculpou dizendo que não sabia que era o Sumo Sacerdote. O Sumo Sacerdote vestia roupas distintas que eram facilmente reconhecíveis.
#4. Em Atos 28.1-3, Paulo estava juntando gravetos para colocar no fogo e aparentemente agarrou uma cobra pensando que era um graveto, e quando a jogou no fogo, ela o mordeu. (Foi venenoso, mas, surpreendentemente, Paulo não morreu).
#5. A história nos diz que a região de Laodicéia era conhecida pelos avanços da medicina, e uma das coisas mais famosas era uma loção para os olhos chamada “colírio”, que era feita lá. É interessante notar que Paulo fez uma viagem circular para passar por Laodicéia. Também é interessante ver que em (Ap 3.18), quando o Senhor está falando à igreja de Laodicéia, Ele diz: “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e unge os teus olhos com colírio, para que possas ver". (grifo meu)
Embora essas coisas pareçam mostrar que o “espinho” de Paulo era realmente uma doença dos olhos, outros sugerem que poderia ter sido malária, epilepsia ou enxaqueca.
Fosse o que fosse, os versículos que se seguem (2Co 12.7) também reforçam a teoria de que o “espinho” era uma “incapacidade física”.
Em 2 Co 12:9, Paulo diz: “De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas”, e em 2 Co 12.10 ele segue com: “Por isso sinto prazer nas fraquezas”. A palavra grega usada para “fraqueza” é “astheneia” e Significa “debilidade do corpo ou da mente” (Strong). É traduzido 24 vezes no Novo Testamento como “alta de vigor, fraqueza, doenças ou enfermidades”.
Alguns acreditam que ao falar sobre o “espinho” na carne, Paulo poderia estar sofrendo por causa de sua perseguição no passado aos cristãos, ou possivelmente ele estava enfrentando problemas emocionais por causa dos ataques contra a “igreja” que ele ajudou a construir. Com base no que dissemos acima, porém, isso parece muito improvável.
Postar um comentário
Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.