Samuel realmente voltou dos mortos para falar com Saul?

 

Os versículos aos quais se referem esse epsódio são encontrados em 1 Samuel 28, e aconselho que você leia o capítulo inteiro, porque será útil lê-lo antes de continuar.


Nos versículos anteriores, Deus havia rejeitado Saul por causa da desobediência ( 1Sm 15.23-29 ), e Ele retirou Seu Espírito Santo de Saul, e um espírito mau o atormentava ( 1Sm 16.14-15,23 ). Quando Saul mais tarde procurou orientação, Deus não lhe espondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas (1Sm 28.6; ver 1Sm 28.15 ). Como resultado, Saul foi a uma médium (a bruxa de En-Dor) e pediu-lhe que trouxesse de volta Samuel, um profeta que havia morrido anteriormente (1 Sm 25.1), para que ele pudesse pedir orientação. A Bíblia então diz que Samuel foi tirado “da terra” e falou com Saul predizendo a derrota de Israel e a morte de Saul no dia seguinte.


Muitos estudiosos que eu respeito acredita que esta foi uma aparição literal de Samuel que ocorreu não por causa de qualquer coisa que a bruxa fez, mas sim, Deus sobrenaturalmente fez com que isso acontecesse apesar da bruxa. Nesta questão, não concordo. Eu não acredito que foi Samuel literalmente, em vez disso era uma "manifestação demoníaco", e Deus não estava nisso. Vou explicar por que mantenho essa posição.


Em primeiro lugar, a Bíblia deixa bem claro que é pecado tentar contatar os mortos. É chamado de “necromancia”, e Deus condenou essa prática ( Dt 18:11; Is 8.19 ). Eu simplesmente não acredito que Deus traria de volta Samuel dos mortos em resposta a alguém pedindo isso quando Ele expressamente proíbe isso. Jesus também nos diz que os mortos NÃO PODEM voltar para avisar os vivos (Lc 16.27-31).


Em segundo lugar, somos informados de que Deus rejeitou TOTALMENTE Saul e se recusou a responder a ele de qualquer forma. Por que Deus se recusou a responder a Saul, mas de repente decidiu responder a ele dessa maneira? Qual é o motivo? Além disso, Saul foi posteriormente condenado por tomar esta ação (1 Cr 10.13-14 ).


Terceiro, se você ler cuidadosamente as passagens, descobrirá que nunca diz que Saul realmente VIU Samuel. A médium simplesmente disse que viu “um homem velho” e ele estava “coberto com uma capa” (1 Sm 28.14). A partir dessa descrição, Saul “concluir que era Samuel”. Seguiu-se então uma conversa entre Saul e “Samuel”. No entanto, não acredito que seja Samuel falando, mas sim, foi um caso de possessão demoníaca onde um demônio falou através da médium. A Bíblia nos diz claramente que isso é possível em vários lugares (Mt 8.29-31; Mc 1.23-24; Lc 4.33-34;  At 16.16-18; Mc 9.26). Parece também que alguma distância pode ter separado Saul e a médium para onde ele não poderia vê-la falando como “Samuel” (1 Sm 28:21).


*** Nota: Alguns acreditam que como (1 Sm 28.12) diz que a médim se assustou com o que apareceu, deve ter sido Deus porque era algo que ela não estava acostumada a ver. Não duvido que ela tenha se assustado com o que viu no início, mas satanás é enganador e falsificador, e ele pode colocar pensamentos na mente das pessoas para fazê-las ver e ouvir o que ele quer. Só porque algo parece ser de Deus nem sem

pre significa que é dEle. Deveria sempre se alinhar com a Palavra de Deus, e isso não aconteceu.

Quarto, outra razão pela qual muitos acreditam que este era realmente Samuel é porque o espírito predisse que os israelitas seriam derrotados pelos filisteus e Saul morreria, e isso realmente aconteceu. É lógico que somente Deus poderia ter conhecido isso e feito isso acontecer. De fato, Deus é o único que conhece o futuro, mas isso não significa que satanás, de alguma forma não possa "fazer/influenciar" algum evento futuro acontecer. Neste caso, por exemplo, Deus claramente tirou a mão de Saul, e ele foi entregue ao reino demoníaco. Embora seja verdade que satanás não pode fazer nada àqueles que pertencem a Deus sem Sua permissão, não há nada que diga que satanás não pode operar seus planos malignos sempre que desejar com aqueles que pertencem a ele.


Em última análise, ninguém sabe ao certo se foi Samuel ou não. Posso estar errado, mas não acredito que tenha sido🙂.



Por Pr. João Batista -> Pastor da Assembleia de Deus em São Luís do Piauí

2 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

  1. Bom dia, dias atrás fiz um comentário, perguntando ao ilustre Pastor : como Samuel continuou escrevendo seus livros se já havia morrido ? , e o comentário não foi respondido e sumiu, há alguma explicação para o sumiço do comentário ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor João Batista5 de abril de 2022 às 11:00

      Bom dia meu querido!!!

      "O autor dos livros de Samuel é desconhecido. Algumas tentativas já foram feitas de atribuir a autoria dos livros ao profeta Samuel e seus sucessores, Natã e Gade, mas a mensagem e as características dos dois livros tornam evidente que qualquer associação nesse sentido é equivocada – embora muito provavelmente o autor anônimo tenha usado materiais escritos desses três profetas na composição de sua obra (cf. 1 Crônicas 29:29)."

      Excluir

Postar um comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem