
Quem foi Jessé?
A Bíblia nos diz em Rute 4:22 que Jessé era filho de Obede e também era pai de Davi. Fora isso, a Bíblia não nos diz muito sobre quem era ele. Seu tempo no palco das Escrituras é visto principalmente nos capítulos 16 e 17 de 1 Samuel. Ele não fez muito, mas sua família era fundamental para o trono de Israel, e sua linhagem era essencial para a genealogia de Jesus. Aqui estão algumas coisas desses capítulos que nos ajudam a entender quem Jessé era na Bíblia:
1. Jessé era um efratita.
Aprendemos com 1 Sam. 17:12 que Jessé era do povo de Efrate e era de Belém. Este foi um dos menores clãs da tribo de Judá e muitos estudiosos acreditam que Efrate e Belém são dois nomes para o mesmo lugar.
2. Jessé era um homem comum com oito filhos e duas filhas.
Não há indicação na Bíblia de que Jessé tenha tido influencia ou liderança na cidade de Belém. Ele era apenas uma pessoa normal. Ele não tinha unção profética ou herança sacerdotal e era apenas um pai que tinha oito filhos e duas filhas. Quando somos apresentados a Jessé em 1 Samuel 16, Samuel o procura porque o Senhor o enviou para ungir o próximo rei de Israel. Este rei viria de um dos oito filhos de Jessé.
"Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei". 1 Samuel 16:1
A Bíblia não diz isso, mas acredito que Jessé teve que se sentir honrado em saber que um de seus filhos seria ungido como o próximo rei de Israel. Lembre-se, não havia nada descrito sobre Jessé ou qualquer coisa que possamos ver nas Escrituras que apontasse para sua família recebendo essa honra. Dado o seu passado e o fato de que ele realmente era uma pessoa comum, este poderia ter sido um dos momentos de maior alegria de sua vida.
3. Jessé não considerou chamar Davi para esse sacrifício
As Escrituras nos dizem que nem um dos sete filhos de Jessé que estavam diante de Samuel era aquele que Deus havia escolhido para ser o próximo rei. Você pode especular sobre por que Davi não foi inicialmente chamado para esse sacrifício, a Bíblia não é clara sobre o motivo. Talvez Jesse pensasse que, como Davi era o mais novo, não havia como ele ser ungido rei. Talvez fosse porque Davi estava cuidando das ovelhas e Jessé não achava necessário que ele estivesse lá.
A resposta que eu daria é simplesmente que Davi não estava presente quando Samuel convidou Jessé e seus filhos para virem ao sacrifício, e é possível que Jessé simplesmente tenha esquecido de incluí-lo. Novamente, tudo isso são especulações e não temos uma resposta concreta. Por alguma razão, qualquer que seja, Jessé negligenciou aquele a quem Deus inicialmente ungiria como o próximo rei. Se há uma lição nisso,
4. Jessé foi um servo leal do rei Saul.
A última declaração feita sobre Jessé vem em 1 Samuel 17:58:
"De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita".
Fora esses dois capítulos, não sabemos mais informações sobre quem Jessé. Ele serviu a Saul e também permitiu que Davi servisse na corte de Saul quando precisava de alguém para tocar a harpa para ele. Foi Davi quem foi escolhido para fazer isso e Jessé voluntariamente o enviou para servir a Saul.
Como Jesse está conectado a Jesus?
A conexão entre Jessé e Jesus vem através de Davi. Embora Saul tenha sido o primeiro rei de Israel, a linhagem e a herança dos reis não estavam vinculadas a Saul, mas a Davi. Deus prometeu em vários lugares ao longo da Bíblia estabelecer o trono de Davi para sempre, e essa é a ligação com Jesus. Aqui está uma promessa das Escrituras:
"Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre" (2 Samuel 7:12,13).
Essa promessa foi feita a Davi e foi e será cumprida em Cristo. Quando o anjo veio a Maria para anunciar que ela daria à luz a Jesus, o anjo faz referência a esta profecia:
"E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim". Lucas 1:31-33.
Por que Jesus é da "Raiz de Jessé"?
Em Isaías 11 , encontramos outra profecia conectando Jessé a Jesus:
"Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará".
"E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor". Isaías 11:1,2
Há uma conexão simples que pode ser feita aqui. Jessé era o pai de Davi e Jesus é a raiz que sairia do tronco de Jessé. Embora a conexão com Jessé seja por causa de Davi, Jesus será quem governará, não como Davi, mas ainda melhor que Davi. Jesus voltará e estabelecerá seu trono e seu reino nunca terá fim.
"E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade". Miquéias 5:2
Jessé era um homem comum, de um pequeno clã (tribo), e de sua semente veio o maior rei natural que Israel já teve, Davi. Além disso, da linhagem de Davi veio o Rei de todos os reis, Aquele que é maior do que todos e que reinará para sempre. Este é Jesus. Embora a vida de Jessé possa não ter sido vista como influente, claramente o que aconteceu nas gerações que vieram depois dele teve um impacto tremendo. Embora pequeno entre os clãs de Judá, o maior Rei e Salvador veio da linhagem de Jessé!
Postar um comentário
Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.