Merabe, a filha mais velha do rei Saul

Merabe era a filha mais velha do rei Saul e sua esposa, Ainoã  (cf. 1 Samuel 14:50). Seu nome provavelmente significa "abundante" na língua hebraica. O significado exato do nome Merabe é desconhecido.


Merabe foi prometida a Davi por seu pai, o rei Saul, após sua vitória sobre Golias. No entanto, este casamento nunca parece ter acontecido. Não sabemos exatamente por que esse casamento não aconteceu, mas muitos estudiosos acreditam que Merabe não queria se casar com Davi. No entanto, conhecendo a duplicidade de seu pai, também é possível que o rei Saul nunca quis manter sua promessa de casamento.


O Comentário do JFB diz: “ele {Rei Saul} achou conveniente esquecer sua antiga promessa. Ele agora o apresenta como uma nova oferta, que tentaria Davi a dar provas adicionais de seu valor. Mas o monarca inconstante e pérfido quebrou sua promessa no momento em que o casamento estava na véspera de ser celebrado, e concedeu Merabe a outro homem (ver em 2Sm 21:8 ); uma indignidade, bem como um erro, que foi calculado profundamente para ferir os sentimentos e provocar o ressentimento de Davi. Talvez tivesse a intenção de fazê-lo, para tirar vantagem de sua indiscrição. Mas Davi foi preservado desse laço”.


O que aconteceu com Merabe, filha de Saul?


Merabe acabou se casando com Adriel de Abel-Meolá, com quem teve cinco filhos. A irmã de Merabe, Mical, pegou os filhos de sua irmã e os criou e educou. Isso leva a maioria dos estudiosos a acreditar que Merabe provavelmente morreu (2 Samuel 21:8). Os filhos foram finalmente entregues a Davi, os gibeonitas pediram que Davi entregasse sete descentes de Saul para serem enforcados. Davi poupou Mefibosete, filho de Jônatas, mas entregou a eles os cinco filhos de Merabe, e os dois filhos de Rispa, concubina de Saul.


Postar um Comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem