Jeremias: O Profeta do Juízo e da Esperança

 

Jeremias foi um dos maiores profetas da Bíblia cuja vida e palavras estão reunidas no livro bíblico que leva seu nome. Suas profecias, entre as mais severas e pesadas de toda a literatura bíblica, visavam repreender os judeus que se renderam à idolatria e à depravação. A palavra inglesa “jeremiad”, que significa reclamação ou lamentação, é uma derivação do nome do profeta. 

A principal fonte de informação sobre a vida de Jeremias é o livro que leva o seu nome, onde registra que Jeremias nasceu em uma família sacerdotal em Anatote. Seu ministério começou no 13º ano do reinado do rei Josias, que governou a terra da Judéia no século VII a.C. 

Jeremias viveu em uma época de profunda reviravolta na história judaica, principalmente a destruição do Primeiro Templo em 586 a.C e o exílio do povo judeu na Babilônia. Grande parte do livro de Jeremias é um longo discurso contra o povo por sua falta de fé e avisos sinistros da destruição que está por vir se eles não se converterem de seus maus caminhos. 

O próprio Jeremias foi desprezado pelo povo a quem pregou, preso, espancado e deixado em uma cova. O rei Zedequias, o último governante de Judá, o prendeu por alertar sobre a queda de Jerusalém. Por fim, Jeremias foi exilado no Egito, onde acabou morrendo. De acordo com a tradição judaica, Jeremias também foi o autor do Livro das Lamentações, o triste relato da destruição de Jerusalém que é lido no dia de jejum de Tisha B'av

Os primeiros capítulos do Livro de Jeremias estão carregados de imagens de morte e dispersão. “Os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves do céu e aos animais da terra, sem que haja quem os espante” (Jeremias 7:33), adverte o profeta numa passagem emblemática. “E farei calar nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém o som de regozijo e alegria, a voz do noivo e da noiva. Pois toda a terra cairá em ruínas" (Jeremias 7:34).

No entanto, a mensagem dele também trás uma visão de esperança. Entre as advertências proféticas de Jeremias estão as promessas de que se voltar a Deus levará sobre si as bênçãos divinas e que Deus finalmente honrará sua aliança com o povo judeu. Em uma das passagens mais famosas do livro de Jeremias (Jeremias 32), o profeta compra um campo enquanto os exércitos da Babilônia sitiavam Jerusalém, um gesto que passou a representar a esperança na fidelidade de Deus para com seu povo. Os últimos capítulos do Livro de Jeremias repetidamente reiteram a promessa de Deus de redimir o povo de Israel e restaurá-lo à sua antiga terra.


A "trágica" mensagem de Jeremias é transmitida tanto por suas profecias quanto pelo relato da destruição de Jerusalém, mas ele também trás uma mensagem de esperança ao seu povo.

Postar um Comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem