Rei Jeoaquim, uma vã tentativa de destruir a palavra de Deus

 


A história mostra que através dos séculos várias pessoas têm tentado destruir a Palavra de Deus. No inicio do sexto século a.C., uma pessoa que literalmente quis “destruir” a Palavra de Deus e por isso pagou muito caro pela sua arrogância, foi o Jeoaquim, rei de Judá.

Os 11 anos do reinado do rei Jeoaquim foram desastrosos. Apesar de ele ter tido a oportunidade de seguir o exemplo justo do seu pai Josias (Jeremias 22:15-16), Jeoaquim voltou-se para o mal. Jeremias o descreve como sendo um governador presunçoso, que abusou o seu próprio povo (versículos 13-14), e que perseguiu e matou os servos de Deus (Jeremias 26:20-23).

Deus instruiu a Jeremias profetizar que se o rei Jeoaquim e Jerusalém não se arrependessem, seriam destruídos (Jeremias 36). Jeremias fez com que as Palavras de Deus fossem registadas pelo seu escriba, Baruque, e o instruiu a ler essas profecias ao povo de Judá. Deus queria que eles se arrependessem e assim evitassem a destruição deles como foi profetizado (Jeremias 36:4-7).

Quando os príncipes ouviram as palavras proféticas de Jeremias, rapidamente as comunicaram a Jeoaquim (Jeremias 36:19). Então, quando o rei ouviu o relato dos príncipes acerca das predições de Jeremias, mandou um oficial trazer-lhe o rolo (versículo 21).

Jeoaquim ordenou ao oficial ler o rolo em voz alta. Depois de ler vários trechos, o rei cortou a parte do rolo que tinha sido lida e desprezadamente lançou essa parte ao fogo da lareira diante dele. O rei continuou “até que todo o rolo se consumiu no fogo que estava sobre o braseiro” (Jeremias 36:23).

Jeoaquim aparentemente pensou que ele não tinha que prestar contas a ninguém. Mas, Deus tinha a última palavra. Deus instruiu Jeremias para preparar um outro rolo como o primeiro (versículos 27-32) e dirigiu palavras fortes para Jeoaquim: “Pois assim diz o Senhor acerca de Jeoaquim, rei de Judá: "Ele não terá nenhum descendente para sentar-se no trono de Davi; seu corpo será lançado fora e exposto ao calor de dia e à geada de noite. Eu castigarei a ele, aos seus filhos e aos seus conse­lheiros por causa dos seus pecados. Trarei sobre eles, sobre os habitantes de Jerusalém e sobre os homens de Judá toda a desgraça que pronunciei contra eles, porquanto não me deram atenção". (Jeremias 36.30-31).

Lamentavelmente, Jeoaquim persistiu em sua rebeldia e sofreu as conseqüências. Derrotado pelos Babilônios e arrastado em correntes, ao que tudo indica, ele morreu em seu caminho ou em cativeiro na Babilônia.

As lições do rei Jeoaquim se aplicam a todos os líderes e a todos os povos. Aquele que tentar destruir as Palavras de Deus estará em grande perigo. O homem não pode arrogantemente desafiar a Deus sem ter punição. A Palavra de Deus é o alicerce de todo o conhecimento, e, diferente do homem mortal, ela permanece para sempre (1 Pedro 1:24-25).


Fonte: portugues.ucg.org

0 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.