
Neemias é provavelmente mais conhecido por reconstruir os muros de Jerusalém em 52 dias, mas além disso, o que você sabe sobre esse importante personagem bíblico? Embora eu tenha ouvido a história e lido o livro muitas vezes, foi só depois de dar uma olhada capítulo por capítulo no livro de Neemias que realmente comecei a entender o personagem e o livro sobre ele.
"As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém". Neemias 1:1,2.
História de Neemias
Nascido no exílio, Neemias acabou ascendendo ao cargo de copeiro do rei persa, Artaxerxes I. O cargo de copeiro era um papel fundamental, fornecendo acesso confidencial ao rei. Isso significava que ele testaria a comida e a bebida para evitar que o rei fosse envenenado. Neemias era essencialmente um guarda-costas que passava muito tempo com o rei. Artaxerxes notou em certa ocasião que o coração de Neemias estava triste ao olhar para o seu rosto, porque de Neemias estava preocupado com a cidade de Jerusalém e com a segurança de seu povo — a nação de Israel.
Neemias, um judeu devoto, possuía grandes qualidades e uma personalidade cativante para ascender a tal posição no governo persa.
Um homem que entendeu a importância do chamado
Existem vários versículos-chave que nos ajudam a entender o caráter de Neemias. Vamos dar uma olhada em alguns e aprender com essa grande figura histórica.
"E eles me responderam: "Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo". Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus". Neemias 1:3,4.
Embora Neemias fosse judeu, ele não cresceu em Israel. No entanto, ele se manteve informado com as notícias do que estava acontecendo em Israel. Ele também era profundamente devotado a Deus e à Sua vontade.
Os versículos seguintes mostram Neemias trazendo seu pedido para reconstruir os muros de Jerusalém primeiro a Deus, depois ao rei que poderia ajudá-lo a cumprir a vontade de Deus. Ele não foi primeiro ao rei, nem mesmo levou sua petição diretamente ao rei. O rei notou que Neemias estava muito comovido com alguma coisa e perguntou a Neemias qual era a necessidade.
Neemias viu a necessidade e então foi a Deus com um coração compreensivo. Ele sabia que Deus disse que por causa de seus pecados a nação seria dispersa. Neemias não questionou a Deus por causa disso. Ele reconheceu o juízo necessário de Deus sobre o povo. Mas ele também sabia que era hora de reconstruir a cidade. Com ousadia pediu ajuda ao rei persa. O rei confiava em Neemias o suficiente para permitir que ele partisse com poderio militar, madeira para as portas e cartas de recomendação.
"Ainda, de noite subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e, virando entrei pela porta do vale; assim voltei. E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, até então tinha declarado coisa alguma. Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio" Neemias 2:15-17.
Neemias não compartilhou com todos tudo o que estava em seu coração. Embora tenha recebido passagem, materiais e ajuda militar do rei, ele ainda não divulgou todo o seu projeto, pois provavelmente não sabia a extensão da necessidade. Durante a noite, ele sabiamente fez um balanço de tudo o que era necessário em Jerusalém. Como ele já sabia que havia inimigos por perto, ele entendeu completamente a necessidade antes de expor o plano para as pessoas ao seu redor.
Neemias mostrou sabedoria ao proceder com o máximo de informações disponíveis. E não permitiu que a falta de informação o impedisse de fazer o que era preciso naquele momento.
"Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas. (...) E nem eu, nem meus irmãos, nem meus servos, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um tinha suas armas e água" Neemias 4:21-23.
Neemias organizou o povo no capítulo 3 para construir a parte do muro mais próxima do local onde eles moravam. Em vez de microgerenciar as pessoas em todos os aspectos do edifício, ele permitiu que os vários líderes familiares construíssem sua seção do muro.
Quando a muralha estava pela metade, o inimigo se levantaram para se opor. Neemias novamente organizou o povo para trabalhar e estarem preparado para lutar. Enquanto trabalhavam, seguravam suas ferramentas em uma das mãos e suas espadas na outra. Aqueles dentro da cidade que não estavam trabalhando ativamente nas muralhas estavam prontos para lutar a qualquer momento.
Ouvindo eu, pois, o seu clamor, e estas palavras, muito me indignei.
E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão. E convoquei contra eles uma grande assembléia.
"E disse-lhes: Nós resgatamos os judeus, nossos irmãos, que foram vendidos às nações, segundo nossas posses; e vós outra vez venderíeis a vossos irmãos, ou vender-se-iam a nós? Então se calaram, e não acharam que responder. (...) Então disseram: Restituir-lhes-emos, e nada procuraremos deles; faremos assim como dizes. Então chamei os sacerdotes, e os fiz jurar que fariam conforme a esta palavra" Neemias 5:6-8.
Os autodenominados líderes que haviam mantido Jerusalém unida estavam tributar o povo impiedosamente. Neemias acabou com isso. Ele se tornou o governador de Jerusalém por 12 anos, tratou o problema da injustiça social. Ele não disse que a cobrança de tributos era errado, mas que no momento da reforma e reconstrução todos deveriam se envolver em ajudar com a necessidade em vez de tirar vantagem daqueles que estavam sob seu domínio.
"E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?" Neemias 6:3
Os inimigos solicitaram uma audiência com Neemias, mas ele não permitiu que os distraíssem do trabalho. Neemias sabia da importância do trabalho. Ele também entendeu os propósitos do inimigo. Eles fizeram o que puderam para distrair Neemias enviando mensageiro após mensageiro ao líder em Jerusalém. Mas ele se recusou a ser atraído pelas distrações impostas pelo inimigo .
O versículo 15 desse mesmo capítulo diz que eles terminaram de construir os muros em 52 dias. Essa é uma façanha incrível que exigiu o foco que Neemias demonstrou.
"O que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara. (...) Então contendi com os magistrados, e disse: Por que se desamparou a casa de Deus? Porém eu os ajuntei, e os restaurei no seu posto. (...) E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? (...) E contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos" (Neemias 13:8,11,17,25).
Após a reconstrução do muro houve grande reavivamento em Jerusalém e em Judá. Esdras, o sacerdote, lia publicamente a Palavra de Deus e explicava o significado todos os dias. As pessoas que estavam afastadas dos mandamentos do Senhor e mesmo conhecendo sua própria história foram instruídas pela leitura pública da Palavra de Deus em como poderiam voltar para o Senhor. Mas com o tempo eles começaram a se afastar. Neemias havia voltado a fazer seu trabalho para o rei da Pérsia. Em uma de suas visitas ocasionais, vemos os eventos do capítulo 13. Neemias, com justa indignação pela preciosidade das coisas de Deus, instruiu o povo mais uma vez. Quando eles aprenderam a Palavra de Deus pela primeira vez, isso foi feito com gentileza e cuidado. Na verdade, quando eles ouviram pela primeira vez a leitura da Palavra de Deus, eles choraram e se envergonharam. Neemias teve de incentivá-los a buscar no Senhor o perdão e superar os erros do passado (Neemias 8:9,10). Porém, desta vez foi com a disciplina física que Neemias lembrou ao povo o que haviam concordado antes.
Um Exemplo Para Nós Hoje
Nos versículos anteriores vemos várias características que Neemias demonstrou para nós. Ele era sensível à vontade de Deus, mas também obediente à autoridade sob a qual Deus o colocou. Deus usou o rei da Pérsia para ajudar a financiar o trabalho que Neemias precisava fazer. Se Neemias não fosse o servo obediente que precisava ser, então o rei provavelmente não teria financiado o trabalho nem fornecido proteção militar.
Neemias se preparou o máximo que pôde, mas confiou em Deus para fornecer as informações de que precisava quando chegasse a hora. Ele também é um bom exemplo de delegar o trabalho a líderes confiáveis. Ele não tentou fazer sozinho a reconstrução completa. Ele estava vigilante na proteção do povo e não se deixou distrair pelas seduções e intimidações do inimigo.
Embora tenha havido um grande reavivamento na cidade de Jerusalém, no final do livro, Neemias teve que voltar a lembrar o povo de sua aliança com Deus. Ele fez isso de forma rigorosa. Mas ele só adotou essa abordagem depois que eles conheceram a Lei de Deus e se recusaram voluntariamente a obedecê-la.
Há muitas lições a serem aprendidas da vida de Neemias. Espero que este livro se torne um livro que você aprenderá a amar como eu mesmo estou aprendendo.
Postar um comentário
Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.