
Enquanto isso, Jacó soube que sua filha havia sido estuprada. Seus filhos estavam cuidando do gado nos campos, então ele esperou que eles voltassem antes de decidir como reagir. Siquém e seu pai chegaram pedindo a mão de Diná em casamento; Os filhos de Jacó souberam disso e voltaram do campo. Hamor explicou como seria uma vínvulo lucrativo entre as duas famílias, permitindo-lhes casar e negociar. Siquém também se ofereceu para pagar qualquer dote que solicitassem. Os filhos de Jacó concordaram com o casamento, desde que Hamor, Siquém e todos os homens de sua cidade fossem circuncidados. Seria uma vergonha para Diná se casar com um homem incircunciso (Gênesis 34:13-17).
Contudo, os filhos de Jacó foram desonestos. Eles não aprovaram o casamento de Siquém com sua irmã. Em vez disso, queriam justiça pela violação que ele cometera. Eles estavam com raiva porque suas ações desonraram Diná e o nome da família. Mesmo que se casassem, Diná ainda seria vista como uma prostituta e o comportamento de Siquém seria ignorado. No terceiro dia após a circuncisão comunitária ter sido realizada, Simeão e Levi foram à cidade e mataram Siquém, Hamor e todos os homens saudáveis que ainda estavam se recuperando. Os filhos de Jacó então saquearam a cidade e levaram a riqueza, o gado, as mulheres e as crianças. Depois eles voltaram para casa com Diná.
Jacó ficou entristecido com as ações precipitadas de seus filhos, temendo que eles os tivessem colocado em uma situação perigosa com os vizinhos cananeus e ferezeus. No entanto, Deus encorajou Jacó a herdar a terra de Isaque e Abraão e Deus estaria com ele. Jacó ouviu a Deus e fez um altar ao Senhor (Gênesis 35:1–15). Após esse episódio, Diná não é mencionada novamente na Bíblia.
Postar um comentário
Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.