
Existem dois outros homens chamados Tiago mencionados no Novo Testamento. O primeiro é Tiago, filho de Zebedeu, que também foi discípulo de Jesus. Ele é claramente um outro Tiago, pois também está em cada uma das quatro listas de discípulos de Jesus ao lado de seu irmão, João. O outro Tiago é irmão de Jesus. Ele foi um dos líderes da igreja em Jerusalém após a ascensão de Jesus e foi o autor da carta de Tiago no Novo Testamento (Gálatas 1:19; Atos 12:17).
Ao longo da história da igreja, os estudiosos bíblicos propuseram teorias sobre a identidade de Tiago, filho de Alfeu. Ele também é conhecido como Tiago, o Menor ou Tiago, o Jovem, baseado em Marcos 15:40. Isso pode estar se referindo à sua idade, à sua estatura física ou ao seu destaque entre os discípulos. Alguns estudiosos pensam que Alfeu, pai de Tiago, poderia ser marido de Maria, esposa de Cléofas. Cléofas pode ser outro nome para Alfeu.
Uma outra teoria surge do nome Alfeu, que também está ligado ao apóstolo Mateus. Mateus é chamado de “Levi, filho de Alfeu” em Marcos 2:14, quando Jesus o chama na Alfândega para se juntar ao Seu ministério. Alguns questionam se Tiago, filho de Alfeu, e Mateus, o cobrador de impostos, eram irmãos. No entanto, isto é improvável, uma vez que dois outros grupos de irmãos – Simão Pedro e André, e Tiago e João, filhos de Zebedeu – são explicitamente identificados como irmãos nas listas de discípulos. Mateus e Tiago, filho de Alfeu, não.
Independentemente de quem possam ter sido seus verdadeiros parentes de sangue, podemos concluir que Tiago, filho de Alfeu, era um servo fiel de Cristo. Ele é um apóstolo tanto quanto aqueles que aparecem com mais destaque na narrativa bíblica, como Pedro ou João.
Tiago, filho de Alfeu, foi uma testemunha do ministério de Jesus na terra e de Sua ressurreição. Ele foi revestido pelo Espírito Santo e um líder na igreja primitiva ao lado dos outros apóstolos. A tradição diz que Tiago, filho de Alfeu, evangelizou na Pérsia (atual Irã) e lá foi martirizado.
Através de Tiago, filho de Alfeu, podemos ser encorajados de que a nossa fé em Jesus Cristo e a obediência a Ele são importantes, quer sejam vistas por muitos ou por poucos. Embora saibamos relativamente pouco sobre ele, Tiago, filho de Alfeu, é plenamente conhecido por Deus e será honrado ao lado dos outros apóstolos ( Mateus 19:28; Apocalipse 21:14). Tiago, o Menor, não era de forma alguma inferior na avaliação de Deus. O mesmo se aplica a todos os que seguem fielmente a Cristo. A notoriedade terrena tem pouco valor no reino de Deus; é melhor segui-Lo fielmente e viver para Sua glória por causa da graça que nos foi dada através da fé em Jesus (Efésios 2:8–10; 1 Coríntios 3:5–15; 12:4–27).
Postar um comentário
Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.