Quetura, uma mulher digna de nota

Gênesis 25 registra que Quetura é a esposa com quem Abraão se casou depois que sua primeira esposa, Sara, morreu. Primeira Crônicas 1:32 refere-se a Quetura como concubina de Abraão, então há algum debate quanto à natureza exata de seu relacionamento. No entanto, parece evidente que os dois eram monogâmicos e que ela não lhe deu filhos até morte de Sara. Tanto Gênesis quanto Primeiro Crônicas registram que Quetura deu a Abraão seis filhos: Zinrã, a Jocsã, a Medã, a Midiã, a Jisbaque e a Suá.

Como Sara foi a primeira esposa de Abraão, o filho que ela lhe deu, Isaque, foi considerado o primogênito com todos os direitos e privilégios proporcionados na cultura da época. Este status era incomum porque Abraão primeiro gerou Ismael com a serva de Sara, Agar, no entanto, Ismael não recebeu os mesmos direitos ou herança. Da mesma forma, “aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental” (Gênesis 25:6). Esses filhos se tornaram os pais das tribos árabes que viviam a leste de Israel, incluindo os midianitas que aparecem mais tarde no Antigo Testamento. Quando Abraão morreu aos 175 anos, Isaque e Ismael foram os únicos dois filhos presentes para enterrá-lo. Eles o enterraram na caverna de Macpela, a leste de Manre, onde sua primeira esposa, Sara, estava sepultada (Gênesis 25:7-10).

Nada mais sobre Quetura é mencionado na Bíblia além de seu relacionamento com Abraão e os seis filhos que ela lhe deu. Portanto, não sabemos a sua idade, herança, crenças, ou mesmo o que aconteceu com ela após a morte de Abraão. Mas Deus achou por bem incluir o nome dela na Bíblia como digno de nota. Deus sabe o nome de cada pessoa e até mesmo quantos fios de cabelos na cabeça de cada pessoa (Isaías 45:4; Lucas 12:7). Os relacionamentos que temos e os papéis que desempenhamos nesta vida são importantes para Deus. Quer esses papéis sejam cônjuge, pai, trabalhador, amigo, estudante ou qualquer outra coisa, Deus vê sua vida e quer equipá-lo para viver esses papéis de maneira que Lhe glorifique e sejam uma bênção para você e para aqueles ao seu redor (Deuteronômio 10:12–13; João 15:1–17).

0 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.