Tera, a história do pai de Abraão

Tera foi o pai de Abrão, mais tarde chamado de Abraão. Foi o filho de Tera, Abrão, com quem Deus estabeleceu uma aliança para abençoar todas as famílias da terra. Assim, Tera é listado em Lucas 3:34 como parte da genealogia de Jesus, o Messias, que é o cumprimento dessa promessa. O relato da vida de Tera pode ser encontrado em Gênesis capítulo 11.


Ao contabilizar a genealogia de Noé a Abraão, aprendemos que Terá ou simplesmente Tera era descendente de Sem, filho de Noé. Tera teve três filhos aos 70 anos: Abrão, Naor e Harã. Harã deu à luz um neto a Tera, Ló, mas infelizmente Harã morreu algum tempo depois. Após a morte de Harã, Tera decidiu levar seu neto, Ló, seu filho, Abrão, e a esposa estéril de Abrão, Sarai, para irem morar na terra de Canaã, em vez de Ur, em sua terra natal, a Caldéia. Por razões desconhecidas, eles pararam e se estabeleceram num lugar chamado Harã, sem nunca chegarem a Canaã. Tera morreu em Harã aos 205 anos.

Como Tera tinha 70 anos quando teve Abrão e Abrão tinha 75 quando Deus o chamou para "ir da sua terra, da sua parentela e da casa de seu pai para a terra que Ele lhe mostraria", sabemos que Abrão, Sarai e Ló deixou Terá em Harã cerca de sessenta anos antes de morrer (Gênesis 12:1). Embora Deus não tenha deixado isso claro no início, Ele estava na verdade conduzindo Abrão à terra de Canaã, para onde Terá originalmente planejara ir. Josué 24:2–3, menciona que "Há muito tempo, os seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abra­ão e de Naor, viviam além do Eufrates e presta­vam culto a outros deuses. Mas eu tirei seu pai Abraão da terra que fica além do Eufrates e o conduzi por toda a Canaã e lhe dei muitos descendentes". Portanto, sabemos que, pelo menos por algum tempo, Tera não era um adorador do único Deus verdadeiro. Ele não era a pessoa que Deus planejava levar a Canaã. Abraão, no entanto, escolheu adorar ao único Deus e “pela fé Abraão obedeceu quando foi chamado para ir... pela fé ele foi morar na terra da promessa” (Hebreus 11:8–9). A fé de Abraão em Deus permitiu-lhe obedecer ao Senhor e ser levado à terra de Canaã, eventualmente tornando-se uma “grande nação... em [que] todas as famílias da terra serão abençoadas” (Gênesis 12 :


Apesar da herança familiar e do local de nascimento de Abraão, ele ainda teve a oportunidade de responder com fé ao chamado de Deus para a sua vida. Outro conceito importante a entender é que o chamado de Deus na vida de uma pessoa pode diferir de seus próprios desejos e do chamado de seus filhos. Tera queria ir para Canaã, mas foi Abraão quem Deus escolheu e chamou. Da mesma forma, o rei Davi queria construir um templo para Deus, mas foi seu filho, Salomão, quem Deus escolheu para esse trabalho (1 Reis 8:18-19). Deus tem chamados únicos para cada um de Seu povo. A história familiar ou o local de nascimento não devem desencorajar-nos de responder ao chamado de Deus com uma fé como a de Abraão.

Postar um Comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem