Elifaz, o temanita

Elifaz, o temanita, foi um dos três amigos de Jó que apareceu para confortá-lo, mas acabou aumentando sua miséria ao afirmar que o sofrimento de Jó era uma punição por um pecado secreto.

Elifaz, o temanita, é mencionado pela primeira vez em Jó 2:11 junto com Bildade e Zofar, outros amigos de Jó. Elifaz é identificado como “o temanita” porque ele era da cidade de Temã, na Iduméia (Edom), uma cidade conhecida como lar de sábios e entendidos (ver Jeremias 49:7). Quando Elifaz fala com Jó, ele o faz como um “temanita”, isto é, como um representante da sabedoria do mundo.


O filho de Esaú, Elifaz, teve um filho chamado Temã (Gênesis 36:11), e presumimos que Elifaz ou Temã fundaram a cidade de Temã. Dado o cenário antigo do livro de Jó, é provavelmente possível que o amigo de Jó e o filho de Esaú sejam a mesma pessoa.


Elifaz, o temanita, é o primeiro a falar e, portanto, parece ser o líder dos três amigos de Jó. Elifaz afirma ter tido um sonho terrível com um espírito que o lembrou da justiça de Deus (Jó 4:12-21). Elifaz diz que estudou cuidadosamente a teologia sobre o assunto (Jó 5:27) e apela à sabedoria antiga transmitida de geração em geração (Jó 15:17-18).


Elifaz, o temanita, estava certo ao ensinar que Deus é santo, puro e onisciente. O tema da justiça de Deus está de acordo com o significado do nome de Elifaz: “Deus é ouro fino”. Onde Elifaz errou foi ao supor que o sofrimento de Jó era o resultado do pecado da parte dele. Elifaz repreende Jó: "É por causa de seu temor que ele o acusa e traz juízo contra você? ⁵ Não! É por causa de sua perversidade; seus pecados não têm limites!" (Jó 22:4-5) . Foi essa falsa concepção que eventualmente veio a repreensão de Deus a Elifaz em Jó 42:7. Deus perdoou Elifaz e seus amigos depois que eles ofereceram holocaustos e Jó orou por eles (Jó 42:8-9).

Postar um Comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem