Sete, a esperança pela vinda do Messias

Sete foi um dos filhos de Adão e Eva, nascido após a morte de Abel. Gênesis 4:25 descreve seu nascimento desta forma: “Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem cha­mou Sete, dizendo: 'Deus me concedeu um filho ­no lugar de Abel, visto que Caim o matou'". Parece razoável pensar que Eva também tinha em mente a promessa de Deus em Gênesis 3:15 de que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente.


Sete foi o pai de Enos. Descobrimos que na época em que Enos nasceu foi quando “as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor” (Gênesis 4:26). A linhagem de descendentes de Sete é frequentemente considerada a linhagem justa. Noé, e portanto toda a humanidade hoje, descendeu através de Sete. Sete também é o ancestral direto de Abraão e, portanto, do povo judeu. Ainda mais especificamente, a genealogia de Jesus remonta a Sete em Lucas 3. A promessa de Deus de um Salvador em Gênesis 3:15 foi cumprida por Jesus Cristo. Ele é a semente da mulher que esmagou a serpente.


Sete teve muitos filhos e filhas (Gênesis 5:7) e viveu 912 anos. Seu nome é mencionado na Bíblia principalmente em registros genealógicos (Gênesis 5; Lucas 3). Nisto vemos a fidelidade de Deus em separar as pessoas para Si mesmo e em cumprir Seu plano de resgate para a humanidade. O assassinato de Abel por Caim demonstrou a rápida depravação e a devastação total do pecado. O nascimento de Sete trouxe esperança a Adão e Eva. 


Através da linhagem de Sete, Jesus, cujo sangue fala mais que o de Abel (Hebreus 12:24), nasceu. Paulo explica: “O aguilhão da morte é o pecado, e o poder do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:56,57). Jesus é cem por cento Deus e cem por cento homem. Ele viveu uma vida perfeita e morreu na cruz em sacrificio pelos nossos pecados. Ele ressuscitou, provando que Ele é quem reivindicou e que Seu sacrifício é suficiente. Ele é vitorioso sobre o pecado e a morte. Todos os que depositam sua fé Nele são perdoados por Deus e recebem a vida eterna (Efésios 1:3–14 ; 2:1–10).


Adão e Eva tinham bons motivos para estarem esperançosos quando Sete nasceu. O Salvador, de fato, viria. Um dia a serpente será total e finalmente esmagada (Apocalipse 20:7-10). Sabemos que: “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). Portanto, vivemos em fé, esperança e obediência. Como aqueles na época de Enos, invocamos o nome do Senhor, sabendo que Ele é fiel e digno de todo louvor.

Postar um Comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.

Postagem Anterior Próxima Postagem