O Profeta Amos era da cidade de Tecoa da terra de Zabulon. Ele era um homem indouto, pastor de cabras e ovelhas, como ele mesmo testifica (Amós 7:14-15). Ele começou a profetizar dois anos antes do terremoto, que alguns dizem ter ocorrido no vigésimo quinto ano do reinado de Uzias, rei de Judá, por volta do ano 785 a.C. (Amós 1:1). Mais tarde, porém, Amasias, o falso sacerdote de Betel, provocou sua morte. Seu livro de profecia, dividido em nove capítulos, ocupa o terceiro lugar entre os profetas menores.
Este Amós é diferente do pai do profeta Isaías, que também se chamava Amós.
Seu nome significa "portador de fardos". Israel tinha visto o auge de seu reino sob o reinado de 40 anos de Salomão, começando por volta de 1015 a.C.
Cerca de 230 anos depois, encontramos o reino de Israel em sério declínio quando Amós entra em cena. Amós estava entre os pastores de Tecoa quando foi chamado por Deus para proclamar sua profecia. A mensagem de Amós foi focada principalmente nas 10 Tribos do Norte de Israel.
Há advertências dadas a outras seis nações e também às duas tribos do sul de Israel, mas a maior parte da profecia de Amós é para as dez tribos do norte.
Há cinco lições no capítulo três que eu gostaria de examinar e trazê-las para os nossos dias.
O primeiro ponto que Deus destaca, está em Amós 3:1-2. Deus lembra a Israel o grande privilégio que a nação teve quando foi libertada por Ele da escravidão no Egito.
Esse grande privilégio também trouxe consigo uma responsabilidade diante de Deus, mas os israelitas falharam em obedecer a Deus e correram o risco de serem julgados.
Deus os adverte: “Eu os castigarei por todas as suas iniqüidades”.
O segundo ponto que Deus destaca, está em Amós 3:3, onde Ele pergunta a Israel: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”
Isaías diz em Isaías 59:1-2 diz que Ele é capaz de abençoar Israel, mas seus pecados os separaram de Deus.
Deus, ama a todos nós, deu seu Filho para morrer por nossos pecados, mas ainda rejeitamos a sua oferta de perdão.
O terceiro ponto que Deus faz está em Amós 3:4-6, onde Ele dá três exemplos de coisas que trazem advertências que precisam ser ouvidas.
Ele fala de um leão que ruge, de um pássaro que fica preso em uma armadilha e de uma trombeta que soa como alerta para uma cidade.
O julgamento estava vindo sobre Israel e Deus estava dando um aviso.
Uma pessoa que desconsidera o aviso do leãozinho pode acabar sendo devorado pelo leão. Um pássaro que não toma cuidado pode ser pego pela armadilha e uma cidade que não dá atenção ao aviso de uma trombeta pode ser pega desprevenida.
A lição é simples - Deus dá advertências para o nosso bem.
Israel não deu ouvidos às advertências de Deus e nem buscou seu perdão, e recebeu as consequências de sua rejeição à misericórdia de Deus.
Deus nos dá avisos hoje e muitas vezes os desconsideramos. Recebemos então as consequências de nossa rejeição à misericórdia de Deus.
O quarto ponto que Deus destaca está em Amós 3:7, onde ele fala sobre a revelação de seus pensamentos em relação a nós.
Lemos no versículo 7: “Ele revela o seu segredo aos seus servos, os profetas”.
Amós e os outros profetas foram fiéis ao chamado de Deus. A revelação dos pensamentos de Deus em sua palavra está completa agora nos 66 livros da Bíblia.
Nós a lemos? Estamos buscando as verdades encontradas nas escrituras para nós mesmos?
É maravilhoso ler a Bíblia para nosso próprio bem e ajuda. O Salmo 119 é o salmo mais longo de todos os salmos e é tudo sobre a palavra de Deus. O Salmo 119:162 diz: “Alegro-me com a tua palavra, como quem acha grande tesouro.”
O quinto ponto que Deus destaca está em Amós 3:8, onde diz: “Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?”
Neste ponto, ele está enfatizando que aqueles que conhecem a bênção da bondade e do perdão de Deus não podem guardá-los para si mesmos.
É uma boa notícia que Deus nos amou tanto que enviou seu único filho, para que todo aquele que nele crer para a salvação receba a vida eterna. Então compartilhe!!!!
Louvado seja Deus por seu grande dom!
muito edificante.
ResponderExcluirMuito legal o Blog!!!!! continue nesse trabalho de esclarecimento!!
ResponderExcluirTIREI AS MINHAS DUVIDAS SOBRE O PROFETA AMÓS, GOSTEI MUITO PARABÉNS, CONTUNUAM ASSIM,QUE O SENHOR ABENÇOARÁ VCS POR AJUDAREM UM POVO CONHECER MAIS DA SUA PALAVRA AMEM.
ResponderExcluirMeu filho vai ter o mesmo nome deste profeta destemido e será um vaso de honra nas mão do nosso Deus!!! 21-9-2015
ResponderExcluirMeu filho vai ter o mesmo nome deste profeta destemido e será um vaso de honra nas mão do nosso Deus!!! 21-9-2015
ResponderExcluirDevemos ficar ligados, os dias de hoje pode ser comparado fácil com os dias de Noé.O povo se afastando de Deus, coisas terríveis acontecendo, esse estudo só aumentou mais minhas espectativas
ResponderExcluirpara o grande dia, o dia do juízo final!Jesus está voltando, quem tem ouvidos ouçam, o que o Espírito diz a igreja.
muito bom estes estudos que Deus abençoe vcs
ResponderExcluirÓtimo esclarecimento..!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.